quarta-feira, 5 de março de 2014

Vergílio Alberto Vieira

Vergílio Alberto Vieira (n. 1950, Amares, Braga) formou- se em Letras pela Universidade do Porto, tendo leccionado na Escola Passos Manuel em Lisboa até finais de 2008. É autor de títulos nos domínios da poesia, ficção, teatro, ensaio e infanto-juvenil.
A sua escrita preferencialmente destinada aos leitores infanto-juvenis, uma das mais marcantes do actual panorama literário português, é composta por cerca de duas dezenas de obras genologicamente diversas. Alguns dos seus livros encontram-se traduzidos em castelhano, galego e búlgaro. Tem integrado o júri de vários concursos literários. 
A obra para crianças e jovens de Vergílio Alberto Vieira destaca-se pelo culto da Palavra que trata com originalidade e que, a todo o instante, procura recriar ludicamente. 
O gosto pelo registo popular, designadamente por provérbios, máximas, sentenças ou respostas prontas, transparece dos seus textos, suscitando, não raras vezes, o riso. Aliás, o humor, originado pela linguagem, pelas situações ou pelas figuras, é também marcante na escrita deste autor. A atenção poética que lança sobre a natureza, espelhada, por exemplo, na ficcionalização de temas como a ecologia ou a protecção do ambiente, bem como a crítica social – dimensão que ganha voz, por exemplo, em curtos poemas dominados pela caricatura e pela ironia – encontram-se, igualmente, patentes em muitos dos seus trabalhos. | S.R.S.

Ler+ em
Casa da leitura  

Trampolim Edições

Saber+ sobre o escritor e a obra
Wook





Sem comentários: