quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012



Regulamento do Concurso Nacional de Leitura - Fase distrital na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva


Dia 23 de Abril de 2012


Artigo 5º


Apuramento dos finalistas
1. Para apuramento dos finalistas presentes na fase distrital do Concurso Nacional de Leitura 2011/2012, proceder-se-á a duas provas: uma escrita e outra oral.
2. Os procedimentos da prova escrita serão os mesmos para as duas categorias a concurso (3º Ciclo e Secundário). A prova será efetuada em simultâneo pelas duas categorias de concorrentes no edifício da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva. Serão apurados cinco alunos finalistas do 3º Ciclo e cinco do Secundário, que irão realizar a prova oral, no Theatro Circo (http://www.theatrocirco.com/ ), que colaborará nesta iniciativa.
3. Na prova oral, os alunos finalistas do 3º Ciclo serão os primeiros a realizar a prova, seguindo-se-lhes os finalistas do Secundário.
4. Será apurado apenas um aluno de cada categoria para representar o Distrito de Braga na fase final do CNL.
Artigo 6º
Prova Escrita
1. A prova escrita terá início às 14h00, pelo que será necessário que os alunos se apresentem na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva (sita Rua de S. Paulo, nº 1, Cividade, junto dos Bombeiros Voluntários de Braga) pelas 13h00, para ser feita a chamada e a atribuição do número de candidato.
2. A Prova escrita será apresentada em enunciado próprio a ser fornecido pela organização, no qual será necessário que o aluno preencha apenas o nome completo e o número que lhe foi atribuído aquando da sua chegada à Biblioteca. Não deverá escrever em parte alguma a escola à qual pertence. A resposta à pergunta de desenvolvimento deverá ser limitada às linhas disponíveis no enunciado. Serão fornecidas aos alunos também 2 folhas de rascunho, para exercício de raciocínio prévio.
3. A prova será constituída por questões de escolha múltipla e de Verdadeiro ou Falso, sobre o conteúdo dos dois livros selecionados e por uma pergunta aberta de desenvolvimento.
4. A prova terá a duração máxima de 30 (trinta) minutos, sem tolerância.
5. No local onde se realizar a prova escrita, apenas será permitida a permanência dos concorrentes, devidamente identificados com o Cartão de Cidadão ou Bilhete de Identidade (obrigatórios), e dos membros da organização destacados para esse efeito.
6. Após a conclusão da Prova, os concorrentes deverão entregá-la na mesa do Júri, à pessoa que lhes for previamente indicada para este efeito, onde será registada diante do aluno a hora exata a que entregou a prova. Será afeto um elemento da organização para a receção das provas de cada categoria.
7. A prova escrita é de caráter eliminatório.
8. Em caso de empate, o Júri aplicará os seguintes critérios para desempate final, de forma a serem identificados os cinco finalistas de cada categoria:
8.1 Primeiro: pela resposta de desenvolvimento, em função de: correção do conteúdo respondido ao questionado, estruturação e encadeamento lógico e objetivo das ideias, correção linguística, originalidade dos argumentos.
8.2 Segundo: pelo tempo de realização da Prova.
9. Apurar-se-ão, para a etapa seguinte, cinco concorrentes (os cinco melhor classificados) em cada categoria.
10. A pontuação obtida por cada um dos cinco apurados na prova escrita constituirá também critério de avaliação a ter em conta conjuntamente com a Prova Oral.
Artigo 7º
Prova oral em palco para os finalistas da primeira prova
1. A prova oral será realizada no Theatro Circo (sita Avenida da Liberdade), a partir das 15h30 e será aberta ao público.
2. Será composta por três momentos: Prova de conhecimento das obras (1 minuto para cada candidato), Prova de argumentação (1 minuto para cada candidato) e Prova de leitura expressiva (em função da extensão do poema e do tempo estritamente necessário para a sua leitura). A prova será iniciada pelos alunos do 3º ciclo e depois pelos alunos do Secundário. A escala de avaliação para cada uma das três provas será feita de 1 a 5 valores, a que corresponde: 1= insuficiente; 2= Suficiente; 3= Bom; 4=Muito Bom; 5= Excelente.
3. Prova de conhecimento das obras – Serão apresentados pelo entrevistador/animador da prova cinco envelopes diferentes que conterão, cada um, duas perguntas sobre as obras lidas.
Cada aluno selecionará aleatoriamente um envelope que entregará ao entrevistador e responderá em palco às duas perguntas aí contidas. Terá 1min. para responder às duas perguntas, depois de lhe serem colocadas individualmente.
As respostas serão avaliadas pelo júri pela correção do conteúdo, objetividade e rapidez, postura corporal.
4. Prova de Argumentação - Cada aluno responderá oralmente e de forma crítica a uma questão que lhe será colocada pelo Júri. Cada um dos Membros do Júri pontuará as prestações dos concorrentes, tendo em conta os seguintes critérios: estruturação e encadeamento lógico de ideias; originalidade dos argumentos; correcção linguística; objetividade e rapidez da resposta; postura corporal.
5. Prova de Leitura Expressiva - Serão apresentados pelo entrevistador/animador da prova cinco envelopes diferentes que conterão, cada um, um poema. Cada aluno selecionará aleatoriamente um envelope e procederá à leitura expressiva do poema aí contido, no palco, em voz alta e expressiva, tendo a liberdade de o ler com recurso ao papel, ou dizê-lo sem suporte (memorizado), não havendo penalização na avaliação em qualquer que seja a sua escolha. O conjunto de 10 poemas, cinco para cada categoria, será do conhecimento prévio dos alunos e professores, pois consta no anexo II deste regulamento. Os alunos poderão dar espaço à sua imaginação nesta prova, podendo recorrer a todos os elementos semiológicos teatrais para enriquecer a sua prestação, desde que cumpram o tempo estritamente necessário para a leitura do poema.
Cada um dos Membros do Júri pontuará as prestações dos concorrentes tendo em conta os seguintes critérios de expressividade: Audibilidade; Percetibilidade; Articulação; Expressividade; Pontuação; Ritmo; Criatividade na leitura; Postura corporal.

Sem comentários: