sexta-feira, 5 de março de 2010



Um encontro com um escritor é sempre uma forma aliciante de culminar um trabalho de leitura e exploração das suas obras. Inserido no projecto aLer+ e planificado com antecedência pelos professores e professora bibliotecária com objectivos concretos de promoção do gosto pela leitura, este encontro ficou marcado por uma abordagem pedagógica extremamente construtiva acerca da leitura e dos livros.
Os alunos do 5º leram a obra “Rafaela” e os do 6º ano “ O Peixe Azul” que serviu de ponto de partida para as 4 teatralizações muito bem conseguidas pelos nossos pequenos actores do 6º A, B, D e E. Elaboraram, também, nas aulas de EVT, marcadores de livros e ilustraram excertos da obra. Colocaram muitas questões interessantes sobre aspectos da vida pessoal e literária da autora. Os alunos do 6ºC apresentaram um rap original que, por certo, divertiu Margarida Fonseca Santos. Seguiu-se a sessão de autógrafos que aproximou os nossos leitores da escritora, que a todos agradeceu com uma palavra carinhosa e um sorriso generoso.
Foi um dia especial para todos nós, professores e alunos. Um dia que ficará guardado nas nossas memórias pela amabilidade, generosidade e afectividade tocantes da escritora.
Muito obrigada.

3 comentários:

Margarida Fonseca Santos disse...

Hum... Para mim foi um dia inesquecível. Diverti-me, comovi-me, partilhei segredos e experiências, mergulhei nos desta escola. Agradeço-vos a todos o carinho, o empenho, o trabalho e os sorrisos. Um grande beijinho

Anónimo disse...

Adorei a visita da escritora e também adorei os livros dela:"O peixe azul" e "Rafaela". Foi um dia inesquecível mas também muito importante para mim. Um grande beijinho para a escritora Margarida Fonseca Santos.

Daniela Peixoto nº 10 5ºf

Anónimo disse...

Eu achei que foi muito divertida a experiência. Adorei fazer aquele jogo de não poder usar algumas letras como por exemplo o U.

Lívia 5º F