domingo, 14 de junho de 2009


Fernando Aldeia é o pseudónimo de Fernando A. Ferreirinha Antunes. Natural de Vinhais, onde nasceu a 3 de Janeiro, reside há muitos anos em Braga, onde estudou.
Sócio fundador da Casa de Trás-os-Montes e Alto Douro em Braga e do Rotary Clube de Braga – Norte, é membro da Associação Portuguesa de Escritores.
Foi realizador e apresentador de vários programas radiofónicos de carácter cultural, privilegiando as letras, artes, museus e a história de Bracara Augusta.
Foi também responsável pela formação e direcção de alguns grupos de teatro, tendo encenado peças de diversos autores consagrados.
Apaixonado pelas letras desde muito jovem, é admirador da obra de Miguel Torga, que tem revelado através da escrita e de palestras proferidas em vários locais.
Tem colaboração dispersa em jornais e revistas, com poesia, conto e crónica. Escritor e Poeta, publicou Entre Afectos e Memórias (1998) À Flor da Água (2000) Cada Espiga tem seu Grão ( 2001) entre outros títulos. Colabora, desde jovem, na imprensa falada e escrita, mantendo um olhar atento, crítico e carinhoso sobre os factos e lugares da nossa "Bracara Augusta", Actualmente, escreve com regularidade na secção Ideias do "Correio do Minho".
Prepara um novo livro que reúne crónicas publicadas em diversos jornais.

Sem comentários: