segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Dia Nacional da Cultura Científica



Alguns marcadores elaborados pelos alunos do 8ª ano para comemorar este dia, mas também exposições, passatempos e propostas de leitura na tua Biblioteca.

O Duarte do 9º B deixou-nos o seu olhar sobre este dia...

Hoje, dia 24 de Novembro, é o Dia da Ciência. Pensemos na palavra ciência. Pensamos logo em muitas palavras que estão sempre relacionadas: tecnologia, investigação, cientista (senhor de óculos que vive num laboratório a tentar descobrir algo), experiências, etc. Mas será que a ciência é apenas a investigação científica, ligando-se sempre com os laboratórios e com o tal senhor de óculos? Pensando acerca do conceito de ciência, concluímos que ciência é um estudo, procurando sempre descobrir a verdade, num sistema de sucessivas interrogações, articuladas com outras áreas, podendo ser realizado sobre o passado, presente ou efectuando previsões para o futuro.
Mas falemos também das articulações da ciência. Ligada à ciência, encontramos geralmente a física e a química. A física consiste, geralmente, na procura de conhecer o meio em que nos encontramos. Desde os primórdios que sempre se quis conhecer o que o céu guarda, com o astro mais importante: o Sol. O Sol é uma estrela que ilumina o nosso planeta. A ele devemos o dia e a noite, a luz, as plantas e toda a existência de vida no planeta Terra. Apesar do Sol ser uma estrela pequena, comprovada por estudos científicos, é a maior à vista desarmada, devido à sua localização espacial.
Química é a parte das experiências na ciência. Assistindo a coisas naturais, os químicos tentam descobrir a razão de certas coisas, utilizando as experiências. Foi assim que foi descoberta a gravidade, quando Newton viu cair uma maça e formulou a teoria da gravidade e do peso dos corpos.
Voltando à ciência, lembremo-nos que é também uma disciplina escolar, que aborda constantemente a Natureza humana, animal, vegetal, utilizando a física para abordar o Universo e falar também da Natureza da Terra. Pesquisar acerca da Natureza, utilizando a química para fazer experiências e a física para saber o que nos rodeia, a Ciência tenta responder a todas as perguntas humanas. E concluo, assim, a minha opinião sobre ciência.

Sem comentários: