domingo, 18 de maio de 2008

Uma leitura, várias viagens


No âmbito do Projecto de Promoção de Leitura em Família, o Plano Nacional de Leitura lançou uma proposta para a Educação Pré-Escolar designada “Leitura em vai e vem”, como elo de ligação entre a escola e a família.
Este projecto denominado pelo J.I. de Panóias “Uma leitura, várias viagens”, em fase de desenvolvimento desde Fevereiro de 2008, merece que aqui se faça o ponto da situação, já que as respostas das famílias têm sido encorajadoras e geradoras de projectos mais arrojados.
Após uma fase de sensibilização e envolvimento dos pais neste projecto em reunião preparatória, as crianças começaram a levar a mochila à 5ª feira para casa. À 3ª feira, fazem a avaliação do projecto. A criança fala dos momentos da leitura, onde leu, com quem leu e o que gostou mais de ler.
Na sequência das leituras domiciliárias, são elaborados trabalhos conjuntos de equipa: criança, pai e mãe; criança, madrinha; criança, irmãos; criança, mãe. Acontece muitas vezes "a mãe contou a história, o pai desenhou e a criança pintou”. Podemos dizer que esta ilustração só pode ser excelente.
Um eco muito positivo na partilha de leituras, prevendo-se uma exposição dos trabalhos elaborados pelas crianças em parceria com a família. Deixamos um exemplo das actividades com a família na sequência da leitura das obras “ O Atlas da Ana” , "Branca de Neve e os sete anões"ou sobre o tema da multiculturalismo “As cores do arco-íris”.
........

J.I. de Panóias
......
Este projecto está também a ser desenvolvido nos J. I. de Carrascal, Merelim S.Paio, Merelim S. Pedro, Padim da Graça e Ruães.

Sem comentários: