sábado, 31 de maio de 2008

"A Escolha é tua!"






No âmbito do PNL, os alunos do 9ºF apresentaram a peça de teatro " A escolha é tua", uma adaptação do conto "No Moinho" de Eça de Queirós.
"A peça narra a história, passada no séc. XIX, de uma mulher da província cujo meio ambiente e educação se conjugaram, conduzindo-a à miséria moral.
A protagonista é Maria da Piedade. Para fugir a uma vida de miséria( pai bêbedo, mãe submissa e azeda, casebre decadente e hipotecado), aceita casar-se com João Coutinho, homem rico mas entrevado desde criança, sempre doente e mal-humorado. Apesar dos seus filhos terem nascido doentes como o pai, Maria da Piedade era uma mulher exemplar, boa esposa, mão estremosa e dona de casa asseada. Cuidava da família com o esmero de uma enfermeira, de uma fada, de um anjo. Além disso era de uma beleza singular.
A vida seguia o seu curso natural até à chegada de Adrião, o primo escritor de João Coutinho. A visita deste homem saudável, forte e culto, associada à leitura compulsiva de literatura romântica, transformaram o mundo de Maria da Piedade. A sua educação não a tinha preparado para a diferença, para a possibilidade de fazer uma escolha digna, diferente da sua." :::::::::::::::
Parabéns a todos pelo momento agradável que proporcionaram.
,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,
A professora responsável: Maria da Luz Peixoto

1 comentário:

Anónimo disse...

Acho que a peça está muito linda e engraçada.
Espétacular.


beijos continuem assim

XD