terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Ao encontro de ... Alexandre Parafita

Numa iniciativa conjunta das bibliotecas dos Agrupamentos de Mosteiro e Cávado e Celeirós, os alunos do 1º e 2º ciclos irão “Ao encontro de…Alexandre Parafita” nos próximos dias 4 e 5 de Março, respectivamente.
Porque conhecer e dialogar com o escritor aproxima e motiva para a leitura e escrita criativa, prepara-se com empenho o encontro que integrará as comemorações da Semana da Leitura.
As obras do autor estão a ser lidas, contadas, recriadas… dando-se asas à imaginação!


Alexandre Parafita é natural de Sabrosa. Tem o Doutoramento em Cultura Portuguesa e o Mestrado em Ciências da Comunicação. Com vasta experiência no jornalismo (foi jornalista de carreira durante quase 20 anos), na docência, na investigação e no ensaísmo, integra os quadros da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, onde é responsável pelo Sector de Comunicação Institucional. Nesta Universidade é também vice-presidente do Observatório da Literatura Infanto-Juvenil. É igualmente investigador do Centro de Tradições Populares Portuguesas da Universidade de Lisboa, nas áreas da mitologia e da literatura oral tradicional, tendo vindo a realizar estudos e pesquisas que lhe permitiram resgatar mais de um milhar de textos inéditos em risco de se perderem na memória oral. Como escritor, a sua obra consta do Plano Nacional de Leitura, integra manuais escolares de vários níveis de ensino e é bibliografia obrigatória em cursos de licenciatura e mestrado em escolas superiores e universidades.

Algumas obras de literatura infanto- juvenil do escritor:







2 comentários:

Anónimo disse...

Deve continuar assim vai longe com o seu trabalho.............
Parabens!!!!!!!!!!!!!!
Boa Sorte............

Anónimo disse...

B
O
A

S
O
R
T
E
!
!
!
!
TODO O BLOG ESTÁ LINDO!!!!!!!!!