quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020



   "O meu nome é Hazel. Tenho dezasseis anos. Tiroide com metástases nos pulmões. Estou bem. A hora prosseguiu a bom ritmo. Relataram-se combates, batalhas vencidas em guerras seguramente perdidas, as pessoas agarram-se à esperança...."
  "O jovem troiano Páris apaixona-se pela princesa gre­ga Helena, desencadeando uma guerra entre as duas nações. Um romance de proporções e conse­quências gigantescas. O texto é atribuído ao escritor grego Ho­mero, mas não há certeza sobre a sua existência de facto."
     "Na torre mais alta do castelo, estava Dulcineia num mundo triste e de dor. Além de solitária, ficava aprisionada e almejava ver os dragões que guardavam a entrada derrotados e ela livre. Aguardando o dia em que o seu amoroso e fiel cavaleiro apaixonado a resgataria."
    "O amor de ambos vai muito além da pieguice da disputa familiar, e após beberem uma poção mágica do amor, Isolda (prometida a Marcos, tio de Tristão) e ambos apaixonam-se e inicia-se uma série de desencontros, de uma amor capaz de escandalizar, e durar por toda a vida.

    "O amor entre Baltasar e Blimunda é um dos pontos que sustentam um dos mais elogiados romances de José Saramago. Ele é um soldado maneta, conhecido como “Sete-Sóis”; ela uma mulher que consegue ver o interior das pessoas e das coisas, a quem chamam de “Sete-Luas”. Conhecem-se num auto de fé promovido pela Inquisição e constroem a partir daí uma relação que sobrevive aos horrores da época."

       "O primeiro romance publicado por este conhecido autor dá-nos a conhecer um amor que se mantém vivo ao longo de anos, sobrevivendo a desencontros, desentendimentos e até a graves doenças. O tom sentimental da narrativa pode fazer com que Noah Calhoun e Allie Hamilton pareçam, à primeira vista, menos realistas do que outros casais desta lista. Foram, no entanto, baseados em pessoas reais: os sogros do próprio autor."

      "Certamente a tragédia mais famosa de Shakespeare, tornou-se uma história tão icónica que, de certa forma, superou Tristão e Isolda como casal símbolo do amor impossível. É inacreditável a quantidade de pessoas que se dececionam com essa história quando a leem, pois muitos esquecem-se de que ela é escrita como o roteiro de uma peça de teatro e não uma prosa corrida. O texto pode ser difícil para quem não está habituado a obras mais antigas (e põe antiga nisso), mas uma história imortal que jamais fica velha, mesmo passando-se num local e período histórico definidos.
"Guinevere é mulher do Rei Arthur. Lancelot, o chefe da cavalaria real. O amor proibido dos dois surge quando Lancelot visita o reino do pai de Guinevere para cogitar se sua filha seria digna de se sentar ao lado do Rei Arthur. Daí nasce o polémico amor que decreta a ruína de Camelot."
      "Um clássico da mitologia, onde o casal amoroso protagonista é possuidor de dois nomes raros em Portugal, mas que são bastante belos: Ulisses e Penélope."
"Muitos leitores adoram Maria Antonieta, mas poucos conhecem Josefina, imperatriz da França e esposa de Napoleão.
Josefina nasceu na Martinica, filha de grandes plantadores de cana de açúcar. De longe, ela sonhava com liberdade, Paris e Versailles. Um dia uma velha empregada leu sua mão e previu um futuro dourado, muita glória e fama.  O oráculo da velha empregada concretizou-se nos seus 32 anos quando ela encontrou pela primeira vez Napoleão."

     "Dois governantes famosos até hoje foram amantes fervorosos, o general Júlio César, de Roma, e a rainha Cleópatra, do Egito.
Cleópatra governava o Egito ao lado do seu irmão, Ptolomeu XIII. Enquanto Júlio César e Pompeu lutavam por poder em Roma, o mesmo acontecia entre os irmãos egípcios."

     "No curioso relacionamento entre Elizabeth e Mr. Darcy reside o principal foco de interesse desta clássica história de amor, uma das obras mais aclamadas da literatura inglesa. Ela começa por não lhe achar muita piada. Ele também não lhe acha muita piada a ela. Mas, à medida que o tempo passa, apercebem-se que se tornaram indispensáveis um ao outro."

"Se há estória de amor que tenha marcado a história de Portugal, é a do amor proibido entre o infante D. Pedro e Inês de Castro, dama de companhia da sua mulher D. Constança Manuel. Apesar do casamento, o Infante marcava encontros românticos com Inês nos jardins da Quinta das Lágrimas. Depois da morte de D. Constança em 1345, D. Pedro passou a viver maritalmente com Inês, o que acabou por afrontar o rei D. Afonso IV, seu pai, que condenava de forma veemente a ligação, e provocou forte reprovação da corte e do povo."

Sem comentários: