domingo, 2 de abril de 2017


Uma feira do livro muito participado pelos meninos e meninas da E.B. 1 de S.Paio na Semana da Leitura.
A propósito de livros, aqui fica um poemas de João Pedro Mésseder
Um livro
Levou-me um livro em viagem
não sei por onde é que andei

Corri o Alasca, o deserto
andei com o sultão no Brunei?
P’ra falar verdade, não sei

Com um livro cruzei o mar,

não sei com quem naveguei.

Com marinheiros, corsários,
tremendo de febres e medo?
P’ra falar verdade não sei.

Um livro levou-me p’ra longe

não sei por onde é que andei.

Por cidades devastadas
no meio da fome e da guerra?
P’ra falar verdade não sei.

Um livro levou-me com ele

até ao coração de alguém

E aí me enamorei –
de uns olhos ou de uns cabelos?
P’ra falar verdade não sei.

Um livro num passe de mágica

tocou-me com o seu feitiço:

Deu-me a paz e deu-me a guerra,
mostrou-me as faces do homem
– porque um livro é tudo isso.

Levou-me um livro com ele

pelo mundo a passear

Não me perdi nem me achei
– porque um livro é afinal…
um pouco da vida, bem sei.


in O G é um gato enroscado

Sem comentários: