domingo, 5 de dezembro de 2010


A leitura do livro "O tamanho da minha altura ( entre outras coisas) "da autoria de Suzana Ramos e Marta Neto, vencedor do prémio literário Maria Rosa Colaço, 2007 será o mote para o desenvolvimento de actividades na área da ilustração orientadas pela ilustradora que no dia 7 se encontrará com os alunos do 5º ano E e F. À tarde fará uma sessão com os alunos do 7º ano.

«…todos se esqueciam de responder ao José Maria. Ou pelo menos todos se esqueciam de lhe responder como ele queria que lhe respondessem. Por isso, o rapaz ia ficando sem saber algumas coisas, coisas acerca das quais ainda não tinha construído certas ideias. Ideias acerca de certos e determinados assuntos. Era isto que ainda se passava, por exemplo, com o tamanho da sua altura…».
(excerto do livro)

O José Maria cresceu e descobriu, através de um poeta “que era uma Pessoa com o direito de ter esse nome”, que é do tamanho do que vê e não do tamanho da sua altura.

Da minha aldeia vejo quanto da terra se pode ver do Universo...
Por isso a minha aldeia é tão grande como outra terra qualquer,
Porque eu sou do tamanho do que vejo
E não do tamanho da minha altura...

Nas cidades a vida é mais pequena
Que aqui na minha casa no cimo deste outeiro.
Na cidade as grandes casas fecham a vista à chave,
Escondem o horizonte, empurram o nosso olhar para longe de todo o céu,
Tornam-nos pequenos porque nos tiram o que os nossos olhos nos podem dar,
E tornam-nos pobres porque a nossa única riqueza é ver.

“O Guardador de Rebanhos”. In Poemas de Alberto Caeiro. Fernando Pessoa.


Sem comentários: