terça-feira, 8 de junho de 2010

Numa grande praia com grandes rochedos onde existiam milhares de pedras, residia Tara, uma pedra invulgar que se distinguia de todas as outras pedras. Esta sim, era a de todas a mais invejada, mas ela achava-se normal.
A dois quarteirões da praia vivia um rapaz chamado Rui, muito orgulhoso e com uma grande sentido de humor, pelo menos é o que dizem. Com aqueles fios de cabelo loiro que reluziam ao longe e uns olhos azuis que faziam lembrar o mar e para acabar um corpo forte com cerca se um metro e sessenta e cinco centímetros.
De manhã, Rui acorda ainda ensonado. A mãe já estava pronta para o ir chamar mas mal a mãe chega ao quarto, Rui fecha os olhos imediatamente e finge que está a ressonar. A mãe como ainda tinha olhos e cérebro disse:
- Pensas que eu nasci ontem, meu menino? Quando tu nasceste já cá eu andava há muito tempo!
Rui levanta-se da cama e amuado diz:
- Já vou mãe!
Já na escola a professora informa-o que no dia seguinte haverá uma visita de estudo à praia mais próxima. Rui levanta o braço e protesta:
- Professora, eu não quero ir! Nem morto, eu iria a uma praia, nem pense!
A professora virou costas e abriu a lição enquanto bebia um pouco de água.
Na manhã seguinte, Rui ia todo revoltado e indignado porque a professora lhe tinha virado as costas.
Chegados à praia Rui como sempre tinha de fazer uma das dele, afastou-se do grupo correndo para trás das rochas.
Enquanto ele corria, ouvia-se o queixar das pedras por baixo dos seus pés.
-Ai! Au! Estás a calcar-me, gostavas que eu te fizesse o mesmo?
Rui ouve aquela fala que sobressai: “gostavas que te fizesse o mesmo”, quem é que teria dito isso?
Pára, fica quieto e olha para o chão.
-Olá ó grandalhão, não me vês?
Aquela pedra era Tara a invejada por todos.
- Olá, quem és tu ó baixinha?
-Em primeiro lugar chamo-me Tara, depois acho que vocês, os humanos, não se importam com as pedras por último sai de cima do mim! Agora ouve-me.
Rui olha para um lado e para o outro, nenhum “predador” à vista.
- O que é que queres baix… quer dizer Tara?
- Queria que tu informasses os humanos que por causa deles, as nossas praias estão poluídas porque todos os dias vemos chegar peixes mortos à costa e a água mais preta que o preto. E, depois somos sempre nós, as pedras, que pagamos tudo, as pessoas acham que as pedras ferem, e matam nos grandes desastres naturais e que simplesmente não servem para nada. Mas isso não é verdade, as pedras fazem mais que muito, ajudam-te a ter uma vida melhor como ter um chão em paralelo, a ter uns muros para tua própria segurança e muito mais! Porque o homem é o ser mais poluidor de sempre, a sua evolução “mata” mais o planeta. E todos os dias vejo isto a acontecer. Por isto mesmo, pensa mais e resmunga menos.
Rui dá meia volta e vai embora pois a sua turma já estava a entrar no autocarro. E assim foi contando tudo aos seus colegas e professores para ajudarmos a proteger o ambiente e prestarmos mais atenção àquilo que desprezamos.

Trabalho realizado por Mariana Noversa - 6ºB

Texto inspirado no poema de Maria Alberta Menéres, "As Pedras Falam?"

Sem comentários: