quinta-feira, 14 de janeiro de 2010


No dia 15 de Dezembro de 2009, nós, os alunos do 6º D, assistimos à peça de teatro “No Jardim do Rapaz de Bronze”, apresentada pela Companhia de teatro “Actus”, no Instituto Português da Juventude (IPJ) de Braga.
Com esta actividade, pretendia-se incentivar e desenvolver o gosto pela leitura, descobrir diferenças e semelhanças entre o texto narrativo e o texto dramático, desenvolver o gosto pelo texto dramático e promover a criatividade.
Empolgados e ansiosos com a nossa primeira visita de estudo do 6º ano, saímos da escola por volta das 9h30m, acompanhados pelas professoras Ana Paula Fernandes, de História e Geografia de Portugal, e Márcia Costa, de Língua Portuguesa e Directora de Turma, e conduzidos pelo prestável e simpático Sr. Sá.
Entrámos na sala de teatro, pelas 10h30m, e aguardámos impacientes pelo início da peça.
Durante 1h30m de espectáculo, ficámos a conhecer divertidas e inesquecíveis personagens: o Gladíolo, a Orquídea, a Camélia, a Túlipa, a Rosa, as Borboletas, o Rapaz de Bronze, a Florinda e o Jardineiro, entre outras. Os momentos da peça que mais nos marcaram foram a reunião de preparação para a Festa das Flores, a Festa das Flores e a interacção entre o Gladíolo, as Borboletas e o público.
Gostámos muito de assistir a esta peça, visto que algumas das personagens eram extremamente cómicas e foram capazes de desempenhar vários papéis com muito rigor. Não podemos deixar de referir o excelente desempenho do Gladíolo (é caso para dizer que “tem uma memória de elefante”).
Agora, estamos com curiosidade para ler e conhecer o livro em que se baseou a peça, O Rapaz de Bronze, de Sophia de Mello Breyner Andresen!

Sem comentários: