quinta-feira, 26 de março de 2009

Momentos com... Ana Saldanha


Foi um encontro, primordialmente, dedicado à leitura e análise das obras de Ana Saldanha «Uma questão de Cor» e «O Romance de Rita R.», tendo decorrido num ambiente de boa disposição e de apreciável produtividade.
Os alunos dos 7º e 8º anos fizeram leituras dramatizadas, apresentaram comentários pessoais às obras, debateram os conteúdos das leituras, colocaram questões, fizeram uma entrevista sobre aspectos da vida pessoal e literária da autora.
Para além da postura simpaticamente pedagógica na abordagem, Ana Saldanha presenteou alunos e professores com leituras de excertos de outros seus escritos, onde a vivacidade coloquial e o humor fino presentes na obra foram transportados de viva voz para a plateia, através de uma postura de expressividade teatralizante que cativou os presentes.

2 comentários:

Inês disse...

No âmbito da disciplina de Estudo Acompanhado recebemos na nossa escola a prestigiada escritora Ana Saldanha, a qual tive o previlégio de entrevistar. Penso que estas iniciativas são importantes pois tornam o dia de aulas diferente porque a aprendizagem é feita de uma forma não tradicional pois é mais motivadora porque o aluno tem uma participação activa nessa aprendizagem/actividade. Acho que actividades destas se devem repetir.
Maria Inês Risto

Anónimo disse...

Olá Inês
Gostei muito de ler o teu comentário e também apreciei a entrevista que fizeste à escritora Ana Saldanha.
Estas actividades são sempre muito enriquecedoras para todos, principalmente para quem tem uma participaçáo activa.
Parabéns
Ernestina