sábado, 24 de janeiro de 2009

Texto recolhido no JL - Jornal de Letras, Artes e Ideias , nº 978, pelas alunas Adriana Magalhães e Alexandra Machado do 6ºG, a propósito da vida da escritora Alice Vieira que nos visitará no dia 12 de Março.

"Alice Vieira também tem a agenda para este ano completamente cheia. Outro dia deu por ela a fazer marcações 2010. São sobretudo encontros em escolas e bibliotecas e são combinados pelo menos com um ano de antecedência. A escritora faz uma média de 80 encontros em escolas por ano lectivo. Se retirarmos fins-de-semana, férias e feriados, corresponde praticamente a uma escola por dia. E nos sítios mais variados. Percorre o país de lés a lés. «Sou a passageira mais frequente do comboio das 5 e 55 da manhã, em Santa Apolónia», graceja. Sabe, aliás, quase de cor os horários dos comboios e camionetas, das ligações e correspondências.
«A loucura é tanta que já me aconteceu descer duas vezes em Campanha, no mesmo dia, depois de ter acordado em Cantanhede», diz.
Porém, quem corre por gosto não cansa. E ela confessa que o pior é isso mesmo: Gosta mesmo muito do contacto com os miúdos. Com os dias assim ocupados, de escola em escola, resta-me a madrugada para escrever. Mas talvez a Musa também ajude quem cedo madruga… "

Sem comentários: