quinta-feira, 12 de junho de 2008

" E o outro aqui tão perto..."
Os concorrentes deveriam escrever uma carta ou um e-mail dirigido a um menino de uma cultura ou de um país diferente.O trabalho tinha como base a noção de multiculturalismo, de diversidade ou de respeito pela diferença.
.............................
Resultados do passatempo
1º prémio Mariana Rosa Monteiro Barboza 2º prémio Rafael da Costa Araújo
3º prémio Hélder Correia Fernandes
..............................
Menções Honrosas
Ana Filipa Ferreira
Ana Gabriela Oliveira
João Gonçalves

Excertos de alguns trabalhos

" Olá amiga Luna,
[...]
Sempre que me levanto, olho o Sol e penso que é só meu. Logo me apercebo que é o mesmo que tu vês, embora em horas e sítios diferentes, por causa do movimento de rotação da terra. Entendi, então, que o Sol pertence a cada um de nós e a todos os que habitam este nosso planeta.[...]
[...] Se eu pudesse voava em redor da terra e procurava ver-te nesse teu continente africano, grande e belo como os outros.Tentava aprender contigo e, se pudesse, também com todos os outros meninos do resto do mundo, costumes e saberes diferentes dos meus, mas tão ou mais ricos que os meus.
Ficarei ainda mais feliz se um dia puder brincar contigo, trocar ideias e experiências que me ajudarão a compreender melhor as diversas culturas.
Sinto-me feliz por escrever-te e dizer-te o quanto gostaria de conchecer-te. Quem sabe, um dia...
Um abraço da tua amiga
Mariana"
.....................................
"Querido amigo Omar,
[...]
Aqui em Portugal, já existem muitas pessoas de várias raças e religiões. Uns procuram melhores condições de vida, outros fogem da fome ou da guerra.
Omar, nós aqui, em relação à religião somos maioritariamente católicos, mas somos tolerantes com as outras religiões. Meu amigo, espero que vós aí na Arábia Saudita, como sois muçulmanos, também saibais respeitar as outras religiões.
Por falar em religião, és um pouco mais sortudo, pois para visitar Jerusálem que é a cidade santa dos cristãos, tenho de passar por muitos países; enquanto que Meca que é a cidade santa do Islão, situa-se no teu país[....]
Até breve."
Rafael Araújo
................................
"Olá Pablo Ernesto,
[...]
Aí na Argentina há liberdade? Quando digo liberdade, estou a referir-me à liberdade de expressão, de escolhas religiosas e políticas. Aqui em Portugal só começou a haver liberdade a partir do 25 de Abril de 1974, data em que houve um golpe militar contra o governo, acabando assim a ditadura. Essa revolução ficou conhecida como a revolução dos cravos e hoje nesse dia festeja-se o dia da liberdade.
E respeito pelos outros, pela diferença, há no teu país? No meu, de um modo geral, as pessoas respeitam os outros independentemente da sua nacionalidade e aceitam as suas diferenças. [...]
Fica bem e até breve
O teu novo amigo, "
Hélder Fernandes
................................................
"[...]
O Nazari é um rapaz que veio de outro país, a Ucrânia.Ele aprendeu português, a nossa língua, mas ainda tem um pouco de sotaque.
Há cinco anos que ele é meu colega de turma.[...]No início teve grandes dificuldades em aprender a nossa língua, mas a partir do segundo, terceiro ano, começou a falar melhor e nós começamos a compreender melhor o que ele dizia. Nós, de vez em quando, por curiosidade, perguntávamos como se diziam algumas palavras portuguesas em ucraniano e confesso que eram diferentes das nossas e difíceis de dizer.
Neste momento, considero que ele, com a nossa ajuda, se adaptou à nossa cultura. Sinto orgulho por ter contribuído para o seu bem estar no nosso país."
João Gonçalves
...............................................
Querida amiga Almanor,
[...]
Com esta visita à Turquia verifiquei que tinha uma ideia totalmente errada sobre este país e sobre os seus habitantes.
Talvez, porque estive a estudar os Mulçumanos na disciplina de História e Geografia de Portugal e como tudo aquilo se passou há vários séculos, sempre pensei que não tivesse evoluído significativamente, mas equivoquei-me, vestem-se normalmente, ou seja, como nós, continuam a comercializar ouro e tapetes, certo?[...]
Até breve
Filipa
...................................
Olá amiga Li,
[...]
Como é que conseguem fazer essas letras tão elaboradas? Eu gostava de aprender o chinês, parece interessante e as letras são tão bonitas!
Acho que a língua chinesa é extraordinária. Ouve-se falar muito da tua comida, como é que consegues comer com aqueles pauzinhos?Eu naõ consigo, é muito difícil, em Portugal comemos de faca e garfo. [...]
Muitos beijinhos
Gabriela

Sem comentários: