sexta-feira, 11 de abril de 2008

Ao encontro de ... Fernando Pinheiro

Para assinalar o Dia Mundial do Livro os alunos do 8º ano das turmas B e C e dos cursos E.F.A. encontrar-se-ão com o escritor nos dias 21 e 22 de Abril respectivamente.

Fernando Pinheiro é natural da freguesia de Ucha - S. Romão, do concelho de Barcelos. Frequentou os estudos secundários no Liceu Sá de Miranda, de Braga e licenciou-se em Direito na Universidade de Coimbra.
Fundou “A Capoeira” – Companhia de Teatro de Barcelos, em 1976, da qual continua a ser o seu actor e director artístico, e a Autores de Braga – Associação Cultural e Literária, juntamente com destacados homens de letras da cidade no ano de 1990. Durante 25 anos foi professor de diversos graus de ensino e a partir de 1982 tornou-se Técnico Superior de Acção Cultural da Câmara Municipal de Braga.


No plano literário publicou quatro livros de contos: Retábulo da Folia, (1984) , Sete Salmos e uma Lenda, (2002) , O Pugilista de Deus e Outros Contos, (2005) Linho de Cuco, (2005) e O Voo do Gafanhoto (2008) . O seu projecto ficcional conta ainda com os romances O Amante das Dunas, (1987) e A Forasteira (1991), constituindo este último o primeiro título da colecção literária da Autores de Braga. O primeiro daqueles romances está esgotado, encontrando-se o autor a trabalhar na sua próxima reedição. Publicou três títulos poéticos, Liricassim/Liricanão (1983 e 2003), Odes, Sonetos e Coisas do Género (2003) e ainda Políticas, Satíricas e Sentimentais (2004).


1 comentário:

Anónimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the TV de LCD, I hope you enjoy. The address is http://tv-lcd.blogspot.com. A hug.