sábado, 5 de janeiro de 2008

Plano Nacional de Leitura


Programas

Quanto mais livros melhor - 2ºciclo

Está na Hora da leitura - 1º ciclo

Está na hora dos livros - Pré. escolar

Princípios para a promoção de leitura

O Plano Nacional de Leitura toma como referência alguns princípios essen­ciais que têm orientado a acção realizada nos países que apresentam resulta­dos mais positivos no domínio da promoção da literacia:

O caminho para a aquisição de uma competência sólida no domínio da leitura é longo e difícil.
Para se induzirem hábitos de leitura autónoma, são necessárias muitas actividades de leitura orientada.
A aquisição plena da competência da leitura não exige apenas a aprendizagem da descodificação do texto.
Para se atingirem patamares superiores de compreensão, é indispensável uma prá­tica constante na sala de aula e na biblioteca, em casa, durante vários anos.
O treino da leitura não deve ser remetido apenas para o tempo livre ou para casa, pois, se o for, em muitos casos não se realiza.
A promoção da leitura implica um desenvolvimento gradual, e só se atingem os pata­mares mais elevados quando se respeitam as etapas inerentes a esse processo.
Para despertar o gosto pela leitura e estimular a autonomia, é necessário ter em mente a diversidade humana, considerar as idades, os estádios do desenvolvimento, as características próprias de cada grupo, o gosto e o ritmo próprios de cada pessoa.
Os projectos de leitura devem rejeitar tentações de modelo único. Exigem uma ati­tude aberta, flexível onde caibam múltiplos percursos, os percursos que a diversi­dade humana aconselha a respeitar.
Negar, ignorar ou atropelar estes princípios compromete e, por vezes, anula os esforços mais bem-intencionados de todos os que se empenham em generalizar o acesso à leitura e a vêem como um bem essencial.


Orientações para actividades de leitura
Pré escolar, 1º e 2º ciclo

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