domingo, 9 de dezembro de 2007

DIREITOS HUMANOS

Dia 10 de Dezembro - Dia da Declaração Universal dos Direitos Humanos

Aprovada pela Organização das Nações Unidas (ONU) a 10 de Dezembro de 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) traduziu-se na afirmação de um conjunto de valores que são a base dos direitos de todos os seres humanos, qualquer que seja a sua nacionalidade, raça, religião, sexo ou condição social.
Na segunda metade do século XX, a sociedade mundial sofreu profundas alterações. As lutas contra o colonialismo, o apartheid, os movimentos contra a discriminação sexual, racial e contra a discriminação da mulher foram passos em frente importantes na aplicação dos direitos humanos em muitos países.
Hoje, contudo, é ainda necessário continuar a falar desses direitos consagrados pela DUDH.
Que dizer da morte diária de milhares de crianças por subnutrição?
Que dizer das populações que não têm direito à educação?
Que dizer das vítimas de guerra e de tortura?
Que dizer dos abusos sexuais?
Que dizer…?

Na Imprensa …
.
“Uma iraniana de 22 anos conseguiu escapar à condenação de enforcamento após ter sido violada pelos próprios irmãos graças à actuação de uma ONG de defesa de direitos humanos”
. “A Guarda Civil espanhola deteve nos últimos dias mais de 60 pessoas em várias províncias do país em operações contra a posse e intercâmbio de pornografia infantil na Internet, informaram fontes policiais.”
."Aqui vivemos como mortos", relata a refém franco-colombiana Ingrid Betancourt, sequestrada há mais de cinco anos pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), numa carta enviada à sua família, ontem divulgada à Imprensa.
.Al-Qaeda ataca e mata 14 civis
Jornal de Notícias, 2.12.07

Sem comentários: