segunda-feira, 23 de junho de 2008

Nas férias todos podem Ler+


Agora que as férias estão à porta, podemos sempre dar continuidade ao trabalho desenvolvido, ao longo do ano, na promoção do gosto pela leitura e pelos livros e criar também, no seio familiar, modelos positivos de leitura. As crianças são as grandes beneficiadas e, por certo, torna-se-ão mais autónomas, mais curiosas, mais dialogantes e mais criativas. Todos queremos o melhor para elas!

Deixamos as sugestões do Plano Nacional de Leitura para as famílias com crianças no pré, 1º e 2º ano de escolaridade e, porque não, sugerimos nós, com os mais velhinhos.
Programa: Leitura a Par

A leitura com os pais/com a família
A leitura é uma das capacidades mais importantes do ser humano.
Indispensável em qualquer actividade, é uma das principais condições de autonomia e sucesso na vida. Por isso, quem aprende a ler bem todo o tipo de textos adquire um valor seguro que nunca mais irá perder.
Ensinar a ler é tarefa da escola. É, aliás, uma das suas missões essenciais.Mas hoje está plenamente provado que, quando a família se dispõe a colaborar, oferecendo livros e reservando alguns momentos para ler com os filhos, os benefícios são enormes. E quanto mais cedo os livros entrarem na vida das crianças melhor, pois um bom leitor é quase sempre um bom aluno.
Ler com as crianças ajuda-as a gostarem de livros ainda antes de saberem ler.
1. Momento
Escolha um momento em que nem um nem outro estejam a ver televisão.Pergunte à criança se quer que lhe leia uma história. Se ela não quiser, não force. Procure interessá-la noutra altura.

2. Escolha do livro
Deixe a criança escolher o livro. Há sempre um livro que a pode interessar porque, felizmente, a oferta de obras para crianças é rica e variada.Se achar o livro que a criança escolheu muito grande ou com pouco interesse, proponha-lhe outros até sentir que a sua proposta lhe agrada.

3. Local
Procure um sítio que seja confortável para os dois, de preferência sossegado para evitar que se distraia com interrupções.Sentem-se juntos, de forma a que a criança possa observar as imagens e ver as palavras que for lendo.

4. Leitura
Vá apontando o que está a ler, de forma a que a criança se aperceba do movimento da leitura.Leia com expressão, pronunciando claramente as palavras e fazendo pausas.Durante a leitura, converse sobre o que leu e explique alguma palavra ou situação que ela não perceba. Pergunte o que acha que vai acontecer a seguir.
Se o livro for grande, leia-o em partes.

5. Final
Quando acabar a leitura, converse sobre a história, sobre as personagens de que mais gostou, sobre o que achou mais interessante.

6. Duração
Esteja atento aos sinais de cansaço ou desinteresse. Geralmente, as crianças mais pequenas têm dificuldade de se concentrarem mais do que 5 a 10 minutos.
Se a criança pedir, continue a contar histórias. Mas não force.

O PNL dá uma boa ajuda e deixa uma mão cheia de sugestões de leitura.
É só clicar:
Pré- escolar
http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt/upload/obras_recomendadas/or_preescolar_leituraautonoma.pdf
..........................
Boas férias e boas leituras!
...........

Sem comentários: