
sexta-feira, 23 de dezembro de 2011
segunda-feira, 12 de dezembro de 2011
domingo, 11 de dezembro de 2011

A biblioteca em articulação com os docentes de português preparou uma atividade de leitura para comemorar o Natal na biblioteca. Ao longo da semana os alunos do 6º e 7º ano terão oportunidade de ouvir ler, ver excertos fílmicos e escrever sobre a obra "O Estranho Mundo de Jack" de Tim Burton, editado pela Orfeu Negro, que nos remete para a temática do Natal, do Hallowween, do maravilhoso e do nonsense.
"Da autoria de Tim Burton, um dos mais conceituados e originais realizadores (e guionistas) contemporâneos, este álbum narrativo versificado recupera o imaginário do filme homónimo, datado de 1993, transportando-o para o universo da literatura para a infância. A narrativa conta como Jack resolve recriar o Natal, acrescentando-lhe uns pormenores grotescos, incluindo o rapto do Pai Natal e sua substituição. A mistura do Halloween com o Natal revela-se tão terrível quanto cómica, pondo à prova a capacidade de imaginação do leitor, mas também as suas expectativas tradicionais e alguns estereótipos. O texto, em verso, fruto de uma cuidada tradução, recupera alguma herança tradicional associada aos contos natalícios que é alvo de paródia. As ilustrações, na linha estética do filme, propõem um cenário e personagens alternativos para os símbolos natalícios, questionando os leitores sobre o significado das datas e provando a mestria do autor. Destaque-se o cuidado gráfico desta edição, onde todos os elementos paratextuais foram alvo de criteriosa atenção, desde a capa à sobrecapa, incluindo as guardas e o interior do livro. "Ana Margarida Ramos
in Casa da Leitura
sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Durante estes dias os alunos tiveram oportunidade de apreciar a exposição e de se sentar à mesa, ver, folhear e ler para saberem mais e tomarem consciência da importância desta data e do seu significado.
Aprovada pela Organização das Nações Unidas (ONU) a 10 de Dezembro de 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) traduziu-se na afirmação de um conjunto de valores que são a base dos direitos de todos os seres humanos, qualquer que seja a sua nacionalidade, raça, religião, sexo ou condição social. Na segunda metade do século XX, a sociedade mundial sofreu profundas alterações. As lutas contra o colonialismo, o apartheid, os movimentos contra a discriminação sexual, racial e contra a discriminação da mulher foram passos em frente importantes na aplicação dos direitos humanos em muitos países.
sexta-feira, 2 de dezembro de 2011
Subscrever:
Mensagens (Atom)