sábado, 13 de abril de 2013


Momentos verdadeiramente enriquecedores passados com o escritor Vergílio Alberto Vieira, que deixou uma plateia rendida às suas palavras. Respondeu, com extrema cordialidade e afabilidade e sem pressas, a todas as perguntas lançadas pelos alunos do 6º ano e encantou alunos e professores e também se deixou encantar pelas palavras e trabalhos dos nossos alunos.
Uma passagem marcante pela nossa escola.



No dia 10 de abril, recebemos  Vergílio Alberto Vieira, um escritor divertido, bem-humorado, alegre e autor de vários livros.  Foi uma honra ter este fantástico autor na nossa escola!
Vergílio Alberto Vieira disse que “ Os livros foram a irmã que nunca tive” e esta frase marcou-me, pois o escritor encontrou na leitura a companhia de tanto desejava ter.
Na sessão, os alunos declamaram vários dos seus poemas e fizeram algumas perguntas, tais como: “ Na aula lemos o livro o “Circo de Papel. Com quem acha que se identifica mais, com  o Papelinho ou com o Papelão?”. O escritor respondeu que se  identificava com as duas personagens, e que achava que de manhã era mais parecido com o Papelão e de tarde com o Papelinho. Seguiram-se mais perguntas “ Em que momento do dia gosta mais de escrever?”  Respondeu que era em qualquer altura do dia, mas que agora era  velho e mais dorminhoco…. Contou-nos ainda algumas peripécias no tempo em que dava as aulas e declamou-nos alguns poemas ao som suave da sua caixinha de música. 
Mostrou-nos a sua colecção de gatos e de pedras que trouxe dos locais que visitou e que o inspiram na escrita!
Na minha opinião e na dos meus colegas, Vergílio Alberto Vieira é muito divertido, escreve muito bem e tem inúmeros livros escritos até ao momento.
Gostei imenso de saber  como prepara os seus livros: escreve em folhas separadas a lápis para poder apagar quando necessitar, junta as folhas e prende-as com um elástico à volta. Uma coisa que também achei muito interessante foi o facto do escritor escrever rimas com o nome dos alunos que receberam autógrafos. Muito original!
Aprecio muito os livros deste escritor e aproveito para recomendar a sua leitura, pois são muito bons!
A sessão com Vergílio Alberto Vieira correu melhor do que qualquer um esperava!

Gabriela Freitas – 6º A

Sem comentários: