quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Concurso " Encontro de poesias" promovido pela Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva.
Os trabalhos a concurso deverão ser apresentados de acordo com os seguintes escalões de participação:
Crianças até aos 9 anos;
Crianças dos 10 até aos 13 anos;
Jovens dos 14 até aos 17 anos;
Adultos dos 18 anos em diante.

Envio dos poemas até 12 de Março de 2012.
Consultar o regulamento aqui


quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Livros para a 2º fase do Concurso Nacional de Leitura


Fase distrital a realizar no dia 23 de Abril na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva ( segunda-feira) a partir das 13 horas


A montanha da água lilás- Fábula para todos as idades de Pepetela


O avô Bento, em noites de cacimbo à volta da fogueira, nos contou, fumando o seu cachimbo que ele próprio esculpiu em pau especial. Dizia a estória se passou aqui mesmo, nas serras ao lado, mas pode ser que fosse trazida de qualquer parte de África. Até mesmo do Oriente, onde dizem também há água lilás. Se virmos bem, em muitos lados pode ter uma montanha semelhante. Eu só escrevi aquilo que o avô nos contou, não inventei nada.



O livro misterioso de Margarida Fonseca Santos


Já alguma vez pensaste nos livros assim como uma espécie de dimensão paralela? Para te provar que isto é real, aqui tens um livro dentro do qual poderás encontrar um outro livro. Este, que está dentro destas páginas que talvez estejas agora a folhear, é mesmo muito especial como o André pôde comprovar assim que o encontrou naquele banco de jardim. Para ele, para a Joana e o Carlos (e até outras pessoas) foi a porta de entrada para um mundo estranho, onde aprenderam coisas importantíssimas, algumas das quais resultavam que nem verdadeira magia em qualquer mundo que fosse! Se aceitares o desafio, "O Livro Misterioso" levar-te-á a viver uma emocionante aventura cheia de suspense.



Regulamento do Concurso Nacional de Leitura - Fase distrital na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva


Dia 23 de Abril de 2012


Artigo 5º


Apuramento dos finalistas
1. Para apuramento dos finalistas presentes na fase distrital do Concurso Nacional de Leitura 2011/2012, proceder-se-á a duas provas: uma escrita e outra oral.
2. Os procedimentos da prova escrita serão os mesmos para as duas categorias a concurso (3º Ciclo e Secundário). A prova será efetuada em simultâneo pelas duas categorias de concorrentes no edifício da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva. Serão apurados cinco alunos finalistas do 3º Ciclo e cinco do Secundário, que irão realizar a prova oral, no Theatro Circo (http://www.theatrocirco.com/ ), que colaborará nesta iniciativa.
3. Na prova oral, os alunos finalistas do 3º Ciclo serão os primeiros a realizar a prova, seguindo-se-lhes os finalistas do Secundário.
4. Será apurado apenas um aluno de cada categoria para representar o Distrito de Braga na fase final do CNL.
Artigo 6º
Prova Escrita
1. A prova escrita terá início às 14h00, pelo que será necessário que os alunos se apresentem na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva (sita Rua de S. Paulo, nº 1, Cividade, junto dos Bombeiros Voluntários de Braga) pelas 13h00, para ser feita a chamada e a atribuição do número de candidato.
2. A Prova escrita será apresentada em enunciado próprio a ser fornecido pela organização, no qual será necessário que o aluno preencha apenas o nome completo e o número que lhe foi atribuído aquando da sua chegada à Biblioteca. Não deverá escrever em parte alguma a escola à qual pertence. A resposta à pergunta de desenvolvimento deverá ser limitada às linhas disponíveis no enunciado. Serão fornecidas aos alunos também 2 folhas de rascunho, para exercício de raciocínio prévio.
3. A prova será constituída por questões de escolha múltipla e de Verdadeiro ou Falso, sobre o conteúdo dos dois livros selecionados e por uma pergunta aberta de desenvolvimento.
4. A prova terá a duração máxima de 30 (trinta) minutos, sem tolerância.
5. No local onde se realizar a prova escrita, apenas será permitida a permanência dos concorrentes, devidamente identificados com o Cartão de Cidadão ou Bilhete de Identidade (obrigatórios), e dos membros da organização destacados para esse efeito.
6. Após a conclusão da Prova, os concorrentes deverão entregá-la na mesa do Júri, à pessoa que lhes for previamente indicada para este efeito, onde será registada diante do aluno a hora exata a que entregou a prova. Será afeto um elemento da organização para a receção das provas de cada categoria.
7. A prova escrita é de caráter eliminatório.
8. Em caso de empate, o Júri aplicará os seguintes critérios para desempate final, de forma a serem identificados os cinco finalistas de cada categoria:
8.1 Primeiro: pela resposta de desenvolvimento, em função de: correção do conteúdo respondido ao questionado, estruturação e encadeamento lógico e objetivo das ideias, correção linguística, originalidade dos argumentos.
8.2 Segundo: pelo tempo de realização da Prova.
9. Apurar-se-ão, para a etapa seguinte, cinco concorrentes (os cinco melhor classificados) em cada categoria.
10. A pontuação obtida por cada um dos cinco apurados na prova escrita constituirá também critério de avaliação a ter em conta conjuntamente com a Prova Oral.
Artigo 7º
Prova oral em palco para os finalistas da primeira prova
1. A prova oral será realizada no Theatro Circo (sita Avenida da Liberdade), a partir das 15h30 e será aberta ao público.
2. Será composta por três momentos: Prova de conhecimento das obras (1 minuto para cada candidato), Prova de argumentação (1 minuto para cada candidato) e Prova de leitura expressiva (em função da extensão do poema e do tempo estritamente necessário para a sua leitura). A prova será iniciada pelos alunos do 3º ciclo e depois pelos alunos do Secundário. A escala de avaliação para cada uma das três provas será feita de 1 a 5 valores, a que corresponde: 1= insuficiente; 2= Suficiente; 3= Bom; 4=Muito Bom; 5= Excelente.
3. Prova de conhecimento das obras – Serão apresentados pelo entrevistador/animador da prova cinco envelopes diferentes que conterão, cada um, duas perguntas sobre as obras lidas.
Cada aluno selecionará aleatoriamente um envelope que entregará ao entrevistador e responderá em palco às duas perguntas aí contidas. Terá 1min. para responder às duas perguntas, depois de lhe serem colocadas individualmente.
As respostas serão avaliadas pelo júri pela correção do conteúdo, objetividade e rapidez, postura corporal.
4. Prova de Argumentação - Cada aluno responderá oralmente e de forma crítica a uma questão que lhe será colocada pelo Júri. Cada um dos Membros do Júri pontuará as prestações dos concorrentes, tendo em conta os seguintes critérios: estruturação e encadeamento lógico de ideias; originalidade dos argumentos; correcção linguística; objetividade e rapidez da resposta; postura corporal.
5. Prova de Leitura Expressiva - Serão apresentados pelo entrevistador/animador da prova cinco envelopes diferentes que conterão, cada um, um poema. Cada aluno selecionará aleatoriamente um envelope e procederá à leitura expressiva do poema aí contido, no palco, em voz alta e expressiva, tendo a liberdade de o ler com recurso ao papel, ou dizê-lo sem suporte (memorizado), não havendo penalização na avaliação em qualquer que seja a sua escolha. O conjunto de 10 poemas, cinco para cada categoria, será do conhecimento prévio dos alunos e professores, pois consta no anexo II deste regulamento. Os alunos poderão dar espaço à sua imaginação nesta prova, podendo recorrer a todos os elementos semiológicos teatrais para enriquecer a sua prestação, desde que cumpram o tempo estritamente necessário para a leitura do poema.
Cada um dos Membros do Júri pontuará as prestações dos concorrentes tendo em conta os seguintes critérios de expressividade: Audibilidade; Percetibilidade; Articulação; Expressividade; Pontuação; Ritmo; Criatividade na leitura; Postura corporal.

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012










"Uma Aventura na escola” com Ana Maria Magalhães
A prestigiada autora das colecções “Uma Aventura”, “ Viagens no tempo”, “ Ler dá prazer” entre outras, esteve entre nós no dia 15 de fevereiro, para se encontrar com os alunos do 6º ano. Os alunos presentearam a escritora com a canção “Conta-me um conto”, a narração de uma história, a leitura de textos e poemas e a apresentação de livros. Houve ainda tempo para distinguir os alunos vencedores dos concursos: Nacional de Leitura, Braga aler+, Com poesia: álgebra, números e geometria, Saber+ sobre Ana Maria Magalhães e os melhores leitores do 1º período, que receberam um livro autografado pela escritora. A sessão terminou com um cantar ao desafio por dois alunos.
Um momento extremamente enriquecedor para os alunos que tiveram oportunidade de colocar muitas questões relacionadas com a vida pessoal e literária da escritora, que a todos respondeu com simpatia e carinho. Um dia especial para todos os que tiveram oportunidade de a conhecer e que, certamente ,ficará guardado nas suas memórias marcado pela amabilidade e generosidade da escritora.




Aqui ficam os testemunhos dos alunos:




"No dia 15 de Fevereiro, a escritora Ana Maria Magalhães veio à nossa escola. Foi recebida de braços abertos por toda a comunidade escolar. No auditório, decorreram várias apresentações sobre os livros por ela escritos. De seguida, respondeu com simpatia às perguntas dos alunos que estavam presentes. Ofereceu um livro a cada turma e assistiu com agrado à entrega dos prémios aos vencedores do ‘’Concurso Nacional de Leitura’’, do ‘’Concurso Braga a Ler+’’, Saber + sobre Ana Maria Magalhães’’ e ‘’Com poesia: álgebra, números e poesia ‘’. Os prémios destes concursos foram livros por ela autografados. A escritora revelou-se muito simpática e aberta. Elogiou muito a escola, o funcionamento desta, os professores e os alunos. Todos gostaram muito de ter cá a Ana Maria Magalhães."



Bruna Gonçalves- 6º F




“O encontro com a escritora foi muito divertido, o que eu gostei mais foi quando nós cantamos a canção “ Conta-me um conto” à escritora, mas também gostei da parte em que nós fizemos as perguntas e a escritora respondia de uma forma muito divertida. (…)
Eu sempre gostei dos livros da Ana Maria Magalhães, porque adoro ler livros de aventuras e mistérios O livro que gostei mais de ler foi “ Uma aventura na casa assombrada” mas dei-o à minha prima para ela treinar a leitura e ficar a gostar de ler livros de uma forma divertida.
Adorei conhecer a escritora Ana Maria Magalhães.”
Ângela Ribeiro- 6ºE




"O encontro com a escritora Ana Maria Magalhães foi fantástico. Para além de ser uma escritora muito boa, a Ana Maria Magalhães é uma pessoa simpática e muito bem disposta.
Quando lhe começamos a fazer as perguntas, eu fiquei maravilhada, primeiro, porque ela tinha as respostas na ponta da língua, e em segundo, porque ela é uma pessoa muito atenciosa. Ouviu as nossas perguntas e respondeu de bom agrado.
Talvez seja a segunda escritora que conheço e fiquei muito contente por tê-la conhecido. Levei para casa um autógrafo da escritora e é sempre uma honra ter um autógrafo e ter conhecido uma escritora como a Ana Maria Magalhães.
Para além das perguntas, achei muito interessante o facto de que ela já tem uma certa idade, mas mesmo assim, é muito alegre e ficou sempre de pé. Se calhar, se fosse outro(a) escritor(a) ter-se-ia sentado e para uma pessoa que já não é muito nova, como a Ana Maria Magalhães, é sinal que é uma pessoa ativa e desejo que continue assim.
Espero que ela e a Isabel Alçada continuem a escrever livros fantásticos como têm sempre escrito e que um dia possa ter a honra de poder vê-la de novo e também à Isabel Alçada. Para mim, até seria um privilégio porque eu sou fã dos livros delas e gosto muito de lê-los."


Eduarda Gomes - 6ºE

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012






O resultado da preparação do encontro com a escritora Ana Maria Magalhães foi visível nas exposições de pintura dos rostos das escritoras, na ilustração de livros, na criação da figura D. Inês de Castro, de mobiles e de dois painéis, um de boas vindas e outro inspirado no livro “Lendas e Histórias de África”, trabalhos muito apreciados pela escritora.

domingo, 12 de fevereiro de 2012



Vencedores do passatempo “SABER+sobre Ana Maria Magalhães”

1º lugar
Bruna Daniela Gonçalves – 6º F


2ºlugar
Eduarda Gomes – 6º E


3º lugar
Maria João Fernandes – 6º D
Daniela Rodrigues – 5º C


Os alunos devem levantar os prémios ( livros da escritora Ana Maria Magalhães) na BIBLIOTECA.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012



Comemora-se hoje o Dia Europeu da Internet Segura na Rede de Espaços Internet.

Este ano, o Dia Europeu da Internet Segura é dedicado à temática “Aproximando gerações”. Vamos "descobrir o mundo digital em conjunto... com segurança!"

Aqui fica o site da Seguranet que disponibiliza muita informação sobre a utilização segura da Internet. Podes ainda encontar jogos para aprenderes e testares os teus conhecimentos de forma divertida.

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Vencedores do CONCURSO “BRAGA ALER+

5º ano


1º lugar
Ana Luísa Veloso Lobarinhas – 5º B
2º lugar
Maria Miguel de Oliveira Soares – 5º B

3º Lugar
Maria Margarida Coutinho da Silva – 5º E

6º ano

1º lugar
Bruna Daniela Duarte Gonçalves – 6º F
2ºlugar
Daniel Ribeiro Fernandes – 6º E
3º lugar
João Peixoto Gomes – 6º B


Parabéns aos vencedores!

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Obras para a 2ª fase do Concurso Braga a Ler+ 2012






3º ano - O homem da nuvem escura - Inês Vinagre
4º ano - Um chá não toma um xá - Sérgio Guimarães de Sousa

5ºano - "Alhos com bogalhos" in "Brincalendo" Maria do Céu Nogueira
6º ano - "O jantar chinês", "O sonho de Sally" e "Luar de Janeiro" in "O jantar chinês e outros contos" Maria Ondina Braga







Concurso "Com poesia: números, álgebra e geometria …"

VENCEDORES
2º ciclo


Ana Carolina Correia Fernandes - 5º D

Pedro Miguel Fernandes - 5º D

Cristiano Vilas Boas - 5º A

Menções honrosas
Pedro Gabriel Fernandes Pereira - 6º A
Gabriela Correia Freitas - 5º A

3º ciclo

Alexandra Ramôa Costa Alves - 8º C
Mafalda Ramôa Costa Alves - 8º C

Diogo Filipe Quintas Rodrigues - 7º A

Ana Laura Ribeiro - 7º A

Parabéns aos vencedores!