segunda-feira, 29 de março de 2010


O banquete real servido na biblioteca em honra de D.Pedro e D. Inês teve uma ementa farta de leituras sobre este episódio da nossa história. Esta actividade desenvolvida pela turma do 8ºC e inserida num projecto mais vasto, a criação de um blog sobre esta temática, teve como convidados os colegas de outras turmas, os professores e a direcção. Todos se sentaram à mesa e provaram as iguarias servidas.
Querida Rosa!

Deves estar a questionar-te porque é que te escrevi esta carta. Descobri e ensinei imensas coisas que preciso de partilhar contigo. Descobri o que tu significas para mim.
Rosa, tu és a flor mais bonita que eu conheci. Durante a minha viagem, conheci imensas rosas parecidas contigo, mas nenhuma como tu. Tu és especial, única!
Apercebi-me disto enquanto estava longe de ti, a viajar. Estava à procura de novos amigos e não me tinha apercebido que já tinha uma grande amiga mesmo muito pertinho de mim. Mas estou feliz por ter partido, porque se não o tivesse feito nunca viria a descobrir o valor que tu tens para mim.
Rosa, tu cativaste-me!
Provavelmente, tal como eu no início, não deves saber o significado de «cativar». Posso dizer-te, que o significado de «cativar» é uma das coisas mais bonitas que pode existir. «Cativar» significa criar laços de amizade e amor!
Quem me ensinou isto foi a minha amiga raposa! Conheci-a durante a minha viagem, na minha visita à Terra.
Foi ela que me ensinou o significado de «cativar» e foi ela também que me ajudou a descobrir o que tu significas para mim!
A minha amiga raposa disse-me «Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível para os olhos» e «foi o tempo que perdeste com a tua rosa que lhe deu a importância que ela tem» isto é uma das coisas que te quero transmitir. Também me disse que eu era responsável por ti.
Rosa, eu estou destinado a tomar conta de ti!
Tu cativaste-me e eu estou muito feliz e agradeço-te por isso!
«A amizade é feita de pedacinhos»
Um abraço,
O Principezinho.

Trabalho realizado no âmbito da disciplina de Língua Portuguesa pelos alunos da Turma B do 9º Ano: nº 3, Ana Rita Silva; nº 14, Jorge Duarte; nº16, Paula Aguiar; nº19, Rogério Serrão

Esta peça do teatro vicentino, «Auto da Barco do Inferno» de Gil Vicente, é cómica e contém dentro dela algumas moralidades.
«Auto da Barca do Inferno» é uma peça com uma função crítica, mas com o seu lado cómico para divertir a corte, naqueles tempos.
Achamos a peça muito interessante e divertida!
As personagens eram personagens-tipo, pois representavam cada classe social na altura, o que na nossa opinião, foi bem pensado pois assim abrange todo o tipo de classes sociais relatando o estilo de vida de cada classe!
As nossas personagens favoritas foram o Corregedor, o Procurador e o Parvo.
As únicas personagens que foram para o Paraíso foram os Cavaleiros e o Parvo, pois foram os únicos que praticaram o bem. Os restantes embarcaram na barca infernal pois praticaram o mal!
Em suma, podemos concluir que as moralidades são as seguintes: «se fazes o bem, recebes o bem. Se fazes o mal recebes o mal» e «cá se fazem cá se pagam».
Contudo, é um pouco difícil perceber a linguagem, pois é uma linguagem cheia de arcaísmos!
Aconselhamos todas as faixas etárias a assistirem à peça mais cómica que já assistimos!
Não se vai arrepender!

Ana Rita, nº3 e Edgar, nº9 - 9ºB

domingo, 28 de março de 2010

Dia 24 de Março. Ponto de encontro -Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, onde nos esperava o transporte organizado pela biblioteca. Objectivo - Participar na 2ª Fase do Concurso Nacional de Leitura. Foi num ambiente muito agradável e descontraído que saímos de Braga rumo a Vieira do Minho. No final da prova pudemos conhecer as recentes instalações da Biblioteca Municipal, fomos recebidos pelo Presidente da Câmara, pela Vereadora da Cultura e pela Directora de Biblioteca e ainda tivemos direito a um lanche e umas recordações do PNL.
Alunos participantes

sábado, 20 de março de 2010

Árvores com poemas


As árvores como os livros têm folhas,
e margens lisas ou recortadas,
e capas ( isto é copas ) e capítulos
De flores e letras de oiro nas lombadas.
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E são histórias de reis, histórias de fadas,
as mais fantásticas aventuras
que se podem ler nas suas páginas,
no pecíolo, no limbo, nas nervuras.
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As florestas são imensas bibliotecas,
e até há florestas especializadas,
com faias, bétulas e um letreiro
a dizer: «Floresta das zonas temperadas».
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É evidente que não podes plantar,
no teu quarto,
plátanos ou azinheiras.
Para começar a construir uma biblioteca,
basta um vaso de sardinheiras.

Jorge Sousa Braga

Árvores com poemas


Em Guardador de Árvores, João Pedro Mésseder apresenta-nos uma colectânea de poemas unidos por uma mesma temática, a árvore. As suas palavras encerram uma manifesta homenagem às árvores «como antigas mães dos livros». Encontramos poemas sobre as árvores em geral, onde se revela um pouco da vida da árvore (como nos poemas «Humores» e «Dádivas»); outros onde as palavras recordam as traquinices da infância (como nos poemas «Ninho» ou «Resina») e poemas com nomes de árvores (como «Oliveira», «Cipreste» e «Salgueiro», apenas para mencionar alguns), onde se retratam algumas árvores em particular. (...)

in Casa da Leitura

Ler recensão completa aqui

Árvores com contos


"Neste livro de leitura irresistível, a acção é protagonizada por um grupo de animais que habita a Mata dos Medos. Do convívio entre um Coelho, que tem medo do mar e que anda sempre à procura de rolhas, uma Toupeira muito instruída, uma Lagarta chamada Pequenita que já comeu muitas histórias, um Chapim que deseja alargar a sua despensa, um Ouriço, sempre a “ouriçar”, e um Caracol que pensa ter visto o mar, nasce uma história pontuada pelo cómico de situação, de carácter e de linguagem."(...)

in Casa da Leitura

Ler recensão completa aqui

Árvores com contos


A sensibilização para a importância das árvores e da floresta como espaço natural e privilegiado de vida e de diversidade e o alerta para questões ambientais, pode começar com a leitura do livro "O dia em que a mata ardeu" de José Fanha. Uma abordagem extremamente pedagógica e criativa.

sexta-feira, 19 de março de 2010



"O projecto «A Árvore do Centenário» desenvolvido pela Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República com o Ministério da Educação – Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular, com o Ministério do Ambiente e do Ordenamento do Território – Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade e com o Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas – Autoridade Florestal Nacional, tem por objectivo promover, divulgar e apoiar iniciativas relacionadas com a preservação do património florestal nacional, lançando o desafio para a identificação global deste património, acompanhado por uma evocação histórica que deverá ser assinalada pela plantação de árvores a nível nacional."
A par desta iniciativa as escolas podem ainda desenvolver trabalhos escolares de investigação sobra as espécies autóctenes no território nacional.

Vale a pena visitar este site onde está disponibilizada informação variada. História do dia da árvore, árvores centenárias, como plantar uma árvore, biblioteca digital entre outros, são alguns dos assuntos tratados.

A Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva convida

“Palavras de Avó” e Comunidade de Leitores em Família.
Apresentação e animação do conto “Gatos”, inserto no livro Palavras de Avó, da escritora Albertina Fernandes, no dia 27 de Março pelas 15h30m
A acção será dinamizada pela autora, acompanhada do músico e compositor Miguel Fernandes, que interpretará uma canção com a temática de Gatos.
Público – alvo – Pais e filhos, Avós e netos…
Duração 60 minutos.
Participação gratuita, todavia necessária marcação prévia pelo telefone 253 205977.

No final da sessão, será realizado o encontro da Comunidade de Leitores em Família.

LER+ BES
CONCURSO DE IDEIAS

SEMANA DA LEITURA
O LER+ BES Concurso de Ideias é uma iniciativa conjunta do Plano Nacional de Leitura e do Banco Espírito Santo destinada a premiar trabalhos concebidos e elaborados por alunos das escolas portuguesas.
A Semana da Leitura é o tema central dos trabalhos a enviar a concurso.
Serão admitidas propostas de imagens que utilizem fotografias, desenhos, colagens e pintura.
Prazo de envio 30 de Abril
Ler o Regulamento aqui

domingo, 7 de março de 2010


aLer+ na DREN
Recentemente uma equipa da DREN esteve na nossa escola para filmar uma actividade de leitura.Foram protagonistas desta iniciativa outras escolas do Norte que também desenvolvem o projecto aLer+.
Ver vídeo aqui

sexta-feira, 5 de março de 2010



Um encontro com um escritor é sempre uma forma aliciante de culminar um trabalho de leitura e exploração das suas obras. Inserido no projecto aLer+ e planificado com antecedência pelos professores e professora bibliotecária com objectivos concretos de promoção do gosto pela leitura, este encontro ficou marcado por uma abordagem pedagógica extremamente construtiva acerca da leitura e dos livros.
Os alunos do 5º leram a obra “Rafaela” e os do 6º ano “ O Peixe Azul” que serviu de ponto de partida para as 4 teatralizações muito bem conseguidas pelos nossos pequenos actores do 6º A, B, D e E. Elaboraram, também, nas aulas de EVT, marcadores de livros e ilustraram excertos da obra. Colocaram muitas questões interessantes sobre aspectos da vida pessoal e literária da autora. Os alunos do 6ºC apresentaram um rap original que, por certo, divertiu Margarida Fonseca Santos. Seguiu-se a sessão de autógrafos que aproximou os nossos leitores da escritora, que a todos agradeceu com uma palavra carinhosa e um sorriso generoso.
Foi um dia especial para todos nós, professores e alunos. Um dia que ficará guardado nas nossas memórias pela amabilidade, generosidade e afectividade tocantes da escritora.
Muito obrigada.

Participa no passatempo "7Irmãos".
Os livros desta colecção das autoras Margarida Fonseca Santos e Maria João Lopo de Carvalho estão disponíveis na biblioteca.
Consulta o regulamento aqui

quinta-feira, 4 de março de 2010


Nos dia 2 e 3 de Março a escritora Margarida Fonseca Santos orientou uma Oficina de Escrita Criativa com a duração de 6 horas, organizada pelas bibliotecas escolares do nosso Agrupamento e do Agrupamento de escolas de Celeirós e que juntou docentes dos dois agrupamentos.
Duas sessões animadas e participadas, tendo a boa disposição marcado presença.
Um muito obrigada à Margarida Fonseca Santos por nos ter proporcionado momentos poéticos e inspiradores.
Para os professores que não tiveram oportunidade de participar nesta formação, o livro Quero ser escritor ! publicado em co-autoria com Elsa Serra está disponível na biblioteca escolar e dá uma visão do trabalho possível com os alunos nesta área.