sexta-feira, 29 de maio de 2009

Este é o resultado do trabalho realizado pelos alunos da EB1 de Padim da Graça na sequência da leitura e análise da obra "O meu primeiro Fernando Pessoa" de Manuela Júdice, que se destina a aproximar os jovens leitores actuais da vida e obra de uma dos maiores poetas portugueses.

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Festa da Primavera


















Integrada na Festa da Primavera, um momento de encontro de toda a comunidade educativa, este ano promoveu-se uma grande exposição das actividades desenvolvidas pelos vários ciclos de ensino, em particular do pré-escolar e do 1ºciclo, no âmbito do PNL.
Os trabalhos expostos evidenciam a envolvimento dos pais e da família no projecto "Leitura em vai e vem". A hora do conto fomentou a criatividade das crianças que traduziram em ilustrações as suas percepções da obra" O nabo gigante". Foi ainda possível apreciar os trabalhos elaborados pelas crianças sobre a temática da multiculturalidade e muitos outros que estiveram na base das leituras efectuadas pelo alunos do 1º ciclo.

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Dia Internacional dos Museus
Para comemorar o Dia Internacional dos Museus, sugerimos a visita a este site Braga Virtual, um guia online interactivo da cidade de Braga, onde é possível saber mais sobre o Museu Nogueira da Silva e apreciar as fotos que nos dão informações preciosas.
É ainda possível conhecer a história de Braga e os monumentos mais importantes da cidade. O site disponibiliza também uma galeria de fotos. Basta clicar sobre a imagem para obter toda a informação sobre os locais e os monumentos para visitar em Braga.

domingo, 17 de maio de 2009

O Prémio Nacional de Ilustração pretende incentivar o trabalho de artistas no domínio da ilustração de livros para crianças em Portugal.O prémio, atribuído anualmente desde 1996, distingue um ilustrador pelo conjunto de trabalhos originais publicados numa obra para crianças e jovens, editada entre 1 de Janeiro e 31 de Dezembro do ano anterior ao concurso.

VENCEDOR da 13 ª EDIÇÃO do 2007

Ilustrador: Madalena Matoso
Título: A Charada da Bicharada
Texto: Alice Veira

Editora: Texto Editores


MENÇÕES ESPECIAS

Ilustrador: Bernardo Carvalho

Título: És mesmo tu? Texto: Isabel Minhós Martins - Editora: Planeta Tangerina

Ilustrador: Paulo Galindro

Título: O Cuquedo -Texto: Clara Cunha - Editora: Livros Horizonte

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Já podes requisitar o 51º livro de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, "Uma Aventura na Amazónia"

Sinopse:
"Vai realizar-se em Manaus um congresso médico e a agência de viagens onde trabalha a mãe das gémeas é que está a organizar o evento. Por isso, a Teresa, a Luísa e o Pedro vão poder acompanhar as respectivas mães à Amazónia! Será que o Chico e o João desta vez ficam em casa? Ou vão poder desfrutar todos juntos do esplendor da maior (e mais fantástica!) floresta do mundo?Uma aventura grandiosíssima no lugar mágico do encontro das águas, com botos, sucuris, pirarucús e uacaris à mistura!"

quinta-feira, 14 de maio de 2009


O dia 15 de Maio foi proclamado pela ONU como DIA INTERNACIONAL DA FAMÍLIA
Nada melhorar para comemorar o Dia Internacional da Família do que ler um livro em família.
Aceitamos a proposta do PNL e lançamos o desafio aos alunos: fazer uma entrevista a um adulto da família sobre as suas leituras.

Melhor Livro Infantil 2007, atribuído pelo Irish Book Awards

"Esta é a história de um rapaz com um apetite insaciável... por livros. Um dia, assim por acaso, o Henrique descobre esta estranha paixão, que se transforma numa mania constante e deliciosa! E eis a parte melhor: quanto mais livros devora, mais esperto fica. O Henrique sonha tornar-se na pessoa mais esperta do mundo. Até que percebe os malefícios deste hábito peculiar.... Já não consegue digerir bem, as coisas que aprendeu começam a ficar todas baralhadas e tem de parar."
Disponível na tua biblioteca

quarta-feira, 13 de maio de 2009


Passatempo "Na pista da União Europeia"
Este passatempo promovido pela Biblioteca tinha como objectivo a leitura de toda a informação presente nas exposições do Dia da Europa, assinalado a 9 de Maio pelo departamento de Ciências Humanas e Sociais. A par da informação dos cartazes e das brochuras, os alunos foram incentivados a consultar os recursos da Biblioteca sobre esta temática.
Dos alunos participantes, destacou-se o Rafael do 6ºE que respondeu correctamente a todas as questões sobre a União Europeia e teve como prémio um livro que será entregue no Dia da Primavera.

terça-feira, 5 de maio de 2009

Livro,
Livro em branco,
Páginas à espera de ser escritas,
Cabeça em vazio,
Que começa a encher-se de alegrias.
Caneta desliza como ondas do mar,
As palavras ficam como desenhos,
Desenhos de encantar ou até de chorar,
Texto escrito e apenas uma palavra corre:
Inspiração.
Levemente os olhos adormecem,
Como num sonho encantado.
Um sonho que ninguém quer acordar!
No final do livro escrito,
Apenas se reza:
Que todos o adorem!
Pois aqui,
Aqui deixo o que me corre na alma,
Na minha alma!


Poema oeferecido à escritora Alice Vieira pelo

Adriano Eduardo Magalhães Oliveira do 6º E

sábado, 2 de maio de 2009


Aspectos da exposição dinamizada pelo departamento de Ciências Humanas e Sociais na Biblioteca. A moda, a escola, a religião, os objectos do quotidiano, os brinquedos, a guerra colonial e a imprensa foram as temáticas exploradas nas visitas guiadas a cargo dos professores de História deste departamento. A exposição ficou ainda marcada pela divulgação de power points elaborados pelos alunos do 9º ano e pela apresentação de trabalhos dos alunos dos cursos EFA sobre a Revolução de 25 de Abril.

Para assinalar o Dia Mundial do Livro, os "Amigos da BE", alunos do 8ºA, D e E, montaram uma exposição de marcadores elaborados em Oficina de Artes. Fica aqui uma pequeníssima amostra.