terça-feira, 31 de março de 2009

Como vamos de leituras?
Sabemos mais?
Na revista Pública de 29 de Março,é publicado um extenso estudo sob o título "O país de duas caras". Na secção da cultura, escrita por Inês Nadais, é afirmado que 51% dos Portugueses leram pelo menos um livro em 2007. Este dado é superado pela média dos restantes cidadãos europeus, uma vez que 71% destes leram pelo menos um livro nesse período. Segundo um inquério, registou-se uma evolução positiva. Passámos de 53,4% de leitores de livros para 56,9%. Esta evolução, de acordo com este artigo, é mais significativa na leitura de jornais e de revistas. Um dado importante é a percentagem de portugueses que se assumem como não - leitores: diminui de 12,4% para 4,7%. Todavia ainda há 7,9% de Portugueses que não têm um único livro em casa e, na utilização das bibliotecas, temos uma das piores prestações europeias: 64% dos Portugueses, em 2007, não foram a qualquer biblioteca.
E elas aqui tão perto!

segunda-feira, 30 de março de 2009

(Sobre)mesa de leituras

Uma vez mais a equipa da Biblioteca em parceria com a Associação de Pais realizou a segunda edição desta (Sobre)mesa de leituras.

Foi com imenso agrado que acolhemos mais de 80 encarregados de educação para assistirem a uma demonstração do Clube de Dança da nossa escola e ao concurso de Leitura de Poesia para os alunos do 2º e 3º ciclo.

Participaram no concurso os alunos João Gomes e Rute Silva do 5ºA; Ana Catarina, Bárbara e Susana do 5º B; Alexandra Abreu do 5ºD; Luís Henrique do 6ºA; Adriano Oliveira do 6ºE; José Pedro do 6ºC; Ana Lúcia e Elsa Louro do 7ºA; Ricardo do 7ºB;Edgar e Filipe do 8ºB; Lígia do 8ºD; Diana do 8ºC; Carolina Rei do 8º E; Prescila Silva do 9ºB; Ângela e Filipa do 9ºC
Premiados
2º ciclo
1º Lugar - Luís Henrique
2º Lugar - Adriano Oliveira
3º Lugar - João Gomes
3º ciclo
1º lugar - Ângela e Filipa
2º lugar - Lígia
3º lugar - Edgar e Filipe
Os vencedores receberam prémios Fnac oferta da Associação de Pais.

quinta-feira, 26 de março de 2009

Momentos com... Ana Saldanha


Foi um encontro, primordialmente, dedicado à leitura e análise das obras de Ana Saldanha «Uma questão de Cor» e «O Romance de Rita R.», tendo decorrido num ambiente de boa disposição e de apreciável produtividade.
Os alunos dos 7º e 8º anos fizeram leituras dramatizadas, apresentaram comentários pessoais às obras, debateram os conteúdos das leituras, colocaram questões, fizeram uma entrevista sobre aspectos da vida pessoal e literária da autora.
Para além da postura simpaticamente pedagógica na abordagem, Ana Saldanha presenteou alunos e professores com leituras de excertos de outros seus escritos, onde a vivacidade coloquial e o humor fino presentes na obra foram transportados de viva voz para a plateia, através de uma postura de expressividade teatralizante que cativou os presentes.

Momentos com...Fernando Pinheiro

Uma vez mais o escritor Fernando Pinheiro aceitou o convite para estar presente na nossa escola na Semana da Leitura e conversar com os alunos dos cursos EFA que o acolheram da melhor forma, com a leitura de poemas e quadras populares da sua autoria. Foi uma sessão animada que terminou com a leitura de alguns contos tradicionais que o escritor publicará em breve e que não deixaram ninguém indiferente, tal foi a forma expressiva como foram lidos, não fosse o Fernando Pinheiro também um homem do teatro.
Obrigada pela disponibilidade e pelos bons momentos que proporcionou.

Momentos com...Rui Grácio

Os meninos e meninas dos 3º e 4º anos das escolas de Ruães, Panoias, Merelim S.Pedro, Merelim S, Paio, Padim da Graça e Carrascal deixaram-se encantar pelas palavras do escritor Rui Grácio. Apreciaram, particularmente, o filme de animação da história da obra “Olá, eu sou um livro!” Um encontro que ficou marcado por uma abordagem pedagógica muito construtiva acerca da leitura e dos livros. Um dia que ficará ,certamente, nas suas memórias tal foi a alegria, o entusiasmo e a curiosidade em conhecer o escritor que cativou todos, alunos e professores, pela sua generosidade e amabilidade. A sessão de autógrafos aproximou ainda mais os pequenos leitores do escritor que a todos agradeceu com um sorriso e uma palavra carinhosa.

Obrigada por nos ter visitado.

segunda-feira, 16 de março de 2009

Momentos com...Alice Vieira


Foram momentos verdadeiramente deliciosos os passados com a escritora Alice Vieira, uma das mais importantes escritoras de sempre da literatura infanto-juvenil portuguesa e que tem contribuído de forma decisiva para a causa do desenvolvimento cultural e literário dos nossos jovens.
Alice Vieira respondeu, sem pressas, a todas (e foram muitas) as perguntas lançadas pelos alunos do 5º e 6º ano com extrema amabilidade, cordialidade e afabilidade.
Encantou alunos e professores e deixou-se encantar pelas palavras musicadas, teatralizadas e em forma de poema dos nossos alunos.
Uma passagem marcante pela nossa escola.
Obrigada e bem – haja!

Com todo o talento
Mais a sua imaginação,
Escreveu muitas estórias:
Que nunca se esquecerão.

Escreveu uma colecção
Que se lê e se cheira.
Uma coisa assim
Só mesmo a Alice Vieira.

“Um fio de fumo,”
Um fio de contentamento.
Quem lê este livro
Esfuma-se, vai com o vento.

“Trisavó de pistola à cinta”
Ai que anda com munições!
Este livro da Alice Vieira
Desperta mil e uma emoções.

Lemos numa hora,
Parece um segundo!
No pouco que demora,
Vamos para outro mundo.

As crianças a admiram
Adultos não ficam atrás
Com a Alice Vieira
Esquecemos as coisas más…


Alexandra e Mafalda
5ºC

terça-feira, 10 de março de 2009

A escritora Alice Vieira em Braga
Alice Vieira está hoje, pelas 15h00, na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, em Braga, para um encontro com alunos dos 2.º e 3.º ciclos. Esta iniciativa decorre no âmbito da Semana da Leitura e inclui também a deslocação da escritora, amanhã, ao Agrupamento de Escolas de Celeirós e, na quinta-feira, ao Agrupamento de Escolas Mosteiro e Cávado. O programa integra-se na parceria estabelecida entre a Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva e as bibliotecas escolares do concelho de Braga, em particular dos agrupamentos de Celeirós e do Mosteiro e Cávado.
in Diário do Minho, jornal online
Publicado a 10-03-2009

segunda-feira, 9 de março de 2009

Ler+ Ler melhor é o tema da nossa Semana da Leitura.
Participa nas iniciativas: visita a feira do livro, promove sessões de leitura, inscreve-te no concurso de leitura de poesia e diverte-te com o passatempo"Os heróis da BD".
Acontece na Biblioteca!

sexta-feira, 6 de março de 2009









Vencedor do Passatempo "Ano Darwin"
De entre os alunos que visitaram a exposição dinamizada pelo grupo disciplinar de Ciências Naturais e participaram no passatempo promovida pela BE, o André do 8ºC destacou-se pela correcção científica e conhecimento da vida e obra de Darwin A Teoria da Evolução
.
Como prémio recebeu o livro Darwin e a verdadeira história dos dinossauros de Luca Novelli.

quarta-feira, 4 de março de 2009

" Concurso de Poesia"


Vai realizar-se no dia 27 de Março pelas 21 horas, na Biblioteca, um concurso de leitura de poesia destinado aos alunos do 2º e 3º ciclo incluído na actividade “(Sobre)mesa de Leituras”.

O tema central deverá ser “Do Amor ao Humor”. Escolhe um poema que verse estas temáticas e entrega-o na Biblioteca bem como uma ficha de inscrição que podes levantar neste espaço.

Haverá os prémios para atribuir ao 2º e 3º ciclo oferecidos pela Associação de Pais.

segunda-feira, 2 de março de 2009

Ao encontro de ...Fernando Pinheiro


Uma vez mais o escritor Fernando Pinheiro visitará a nossa escola para se encontrar com os alunos dos cursos EFA e falar de poesia. É já no dia 19 de Março pelas 21 horas ba Biblioteca Escolar.
Para saber mais sobre a vida e obra do escritor visite o site das Edições Calígrafo
Deixamos o registo das suas mais recentes publicações
ORATÓRIO PROFANO



BAILE DIVINO