segunda-feira, 23 de junho de 2008


Fantásticos estes livros infantis que podem ser lidos online e partilhados.
A magia de um clique!
















Parte à aventura e explora este site de livros ilustrados:
Via Alcameh

Nas férias todos podem Ler+


Agora que as férias estão à porta, podemos sempre dar continuidade ao trabalho desenvolvido, ao longo do ano, na promoção do gosto pela leitura e pelos livros e criar também, no seio familiar, modelos positivos de leitura. As crianças são as grandes beneficiadas e, por certo, torna-se-ão mais autónomas, mais curiosas, mais dialogantes e mais criativas. Todos queremos o melhor para elas!

Deixamos as sugestões do Plano Nacional de Leitura para as famílias com crianças no pré, 1º e 2º ano de escolaridade e, porque não, sugerimos nós, com os mais velhinhos.
Programa: Leitura a Par

A leitura com os pais/com a família
A leitura é uma das capacidades mais importantes do ser humano.
Indispensável em qualquer actividade, é uma das principais condições de autonomia e sucesso na vida. Por isso, quem aprende a ler bem todo o tipo de textos adquire um valor seguro que nunca mais irá perder.
Ensinar a ler é tarefa da escola. É, aliás, uma das suas missões essenciais.Mas hoje está plenamente provado que, quando a família se dispõe a colaborar, oferecendo livros e reservando alguns momentos para ler com os filhos, os benefícios são enormes. E quanto mais cedo os livros entrarem na vida das crianças melhor, pois um bom leitor é quase sempre um bom aluno.
Ler com as crianças ajuda-as a gostarem de livros ainda antes de saberem ler.
1. Momento
Escolha um momento em que nem um nem outro estejam a ver televisão.Pergunte à criança se quer que lhe leia uma história. Se ela não quiser, não force. Procure interessá-la noutra altura.

2. Escolha do livro
Deixe a criança escolher o livro. Há sempre um livro que a pode interessar porque, felizmente, a oferta de obras para crianças é rica e variada.Se achar o livro que a criança escolheu muito grande ou com pouco interesse, proponha-lhe outros até sentir que a sua proposta lhe agrada.

3. Local
Procure um sítio que seja confortável para os dois, de preferência sossegado para evitar que se distraia com interrupções.Sentem-se juntos, de forma a que a criança possa observar as imagens e ver as palavras que for lendo.

4. Leitura
Vá apontando o que está a ler, de forma a que a criança se aperceba do movimento da leitura.Leia com expressão, pronunciando claramente as palavras e fazendo pausas.Durante a leitura, converse sobre o que leu e explique alguma palavra ou situação que ela não perceba. Pergunte o que acha que vai acontecer a seguir.
Se o livro for grande, leia-o em partes.

5. Final
Quando acabar a leitura, converse sobre a história, sobre as personagens de que mais gostou, sobre o que achou mais interessante.

6. Duração
Esteja atento aos sinais de cansaço ou desinteresse. Geralmente, as crianças mais pequenas têm dificuldade de se concentrarem mais do que 5 a 10 minutos.
Se a criança pedir, continue a contar histórias. Mas não force.

O PNL dá uma boa ajuda e deixa uma mão cheia de sugestões de leitura.
É só clicar:
Pré- escolar
http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt/upload/obras_recomendadas/or_preescolar_leituraautonoma.pdf
..........................
Boas férias e boas leituras!
...........

quinta-feira, 19 de junho de 2008

Atribuição de prémios


Em fase de encerramento das actividades da biblioteca, no presente ano lectivo, foram atribuídos os prémios aos alunos que participaram no passatempo "E o outro aqui tão perto..." bem como aos melhores leitores da escola.

O presidente do Conselho Executivo, o vice-presidente e a presidente do Conselho Pedagógico entregaram as lembranças aos vencedores do referido passatempo e um cheque-livro, doado pela Associação de Pais, aos três leitores com mais requisições domiciliárias.

O presidente do C.E. aproveitou para salientar a importância da aquisição de competências básicas como são a leitura e a escrita na formação integral dos alunos e no seu desenvolvimento harmonioso e apelou à prática constante da leitura em casa e na biblioteca.

Por fim, felicitou os premiados e congratulou-se com a realização e partilha destes momentos.

Momentos teatrais


Os alunos das turmas A e E do 5º ano despediram-se da Biblioteca, onde passaram muitos momentos, com a apresentação de três pequenas peças teatrais “ Os Bonecos”, “As três abóboras” e “Olha o passarinho” de António Torrado.

quarta-feira, 18 de junho de 2008

Top leitores

24 empréstimos
Ana Filipa Cunha de Sousa e Bruno Tiago Martins Correia;
22 empréstimos
Márcia Daniela Oliveira Sousa:
19 empréstimos
Marina Alice Peixoto Gomes
17 empréstimos
Adriana Raquel Oliveira Magalhães; Beatriz Campos Gomes; Gabriela Filipa Macedo Barbosa e Raquel Gomes Rodrigues
16 empréstimos
Ana Rita Maia Araújo;
15 empréstimos
Bruna Rafaela Barbosa Pinheiro e Rui Miguel da Silva Araújo;
14 empréstimos
Bruno Jorge Alves Gomes; Bruna Filipa da Costa Carvalho e Andreia Filipa Gomes Oliveira;
13 empréstimos
Elsa Cristina Marins da Eira; Ana Filipa Rodrigues Iglésias Ferreira e Ana Rita Coelho Gomes;
12 empréstimos
Ana Rita da Silve Gomes; Carlos Miguel da Cunha de Sousa e Joana Alves Azevedo;
11 empréstimos
Alexandra Filipa Rodrigues Machado;Inês Maria da Fonte Fernandes; Márcia Rafaela Araújo Dias.
Parabéns e continuação de boas leituras!

quinta-feira, 12 de junho de 2008

" E o outro aqui tão perto..."
Os concorrentes deveriam escrever uma carta ou um e-mail dirigido a um menino de uma cultura ou de um país diferente.O trabalho tinha como base a noção de multiculturalismo, de diversidade ou de respeito pela diferença.
.............................
Resultados do passatempo
1º prémio Mariana Rosa Monteiro Barboza 2º prémio Rafael da Costa Araújo
3º prémio Hélder Correia Fernandes
..............................
Menções Honrosas
Ana Filipa Ferreira
Ana Gabriela Oliveira
João Gonçalves

Excertos de alguns trabalhos

" Olá amiga Luna,
[...]
Sempre que me levanto, olho o Sol e penso que é só meu. Logo me apercebo que é o mesmo que tu vês, embora em horas e sítios diferentes, por causa do movimento de rotação da terra. Entendi, então, que o Sol pertence a cada um de nós e a todos os que habitam este nosso planeta.[...]
[...] Se eu pudesse voava em redor da terra e procurava ver-te nesse teu continente africano, grande e belo como os outros.Tentava aprender contigo e, se pudesse, também com todos os outros meninos do resto do mundo, costumes e saberes diferentes dos meus, mas tão ou mais ricos que os meus.
Ficarei ainda mais feliz se um dia puder brincar contigo, trocar ideias e experiências que me ajudarão a compreender melhor as diversas culturas.
Sinto-me feliz por escrever-te e dizer-te o quanto gostaria de conchecer-te. Quem sabe, um dia...
Um abraço da tua amiga
Mariana"
.....................................
"Querido amigo Omar,
[...]
Aqui em Portugal, já existem muitas pessoas de várias raças e religiões. Uns procuram melhores condições de vida, outros fogem da fome ou da guerra.
Omar, nós aqui, em relação à religião somos maioritariamente católicos, mas somos tolerantes com as outras religiões. Meu amigo, espero que vós aí na Arábia Saudita, como sois muçulmanos, também saibais respeitar as outras religiões.
Por falar em religião, és um pouco mais sortudo, pois para visitar Jerusálem que é a cidade santa dos cristãos, tenho de passar por muitos países; enquanto que Meca que é a cidade santa do Islão, situa-se no teu país[....]
Até breve."
Rafael Araújo
................................
"Olá Pablo Ernesto,
[...]
Aí na Argentina há liberdade? Quando digo liberdade, estou a referir-me à liberdade de expressão, de escolhas religiosas e políticas. Aqui em Portugal só começou a haver liberdade a partir do 25 de Abril de 1974, data em que houve um golpe militar contra o governo, acabando assim a ditadura. Essa revolução ficou conhecida como a revolução dos cravos e hoje nesse dia festeja-se o dia da liberdade.
E respeito pelos outros, pela diferença, há no teu país? No meu, de um modo geral, as pessoas respeitam os outros independentemente da sua nacionalidade e aceitam as suas diferenças. [...]
Fica bem e até breve
O teu novo amigo, "
Hélder Fernandes
................................................
"[...]
O Nazari é um rapaz que veio de outro país, a Ucrânia.Ele aprendeu português, a nossa língua, mas ainda tem um pouco de sotaque.
Há cinco anos que ele é meu colega de turma.[...]No início teve grandes dificuldades em aprender a nossa língua, mas a partir do segundo, terceiro ano, começou a falar melhor e nós começamos a compreender melhor o que ele dizia. Nós, de vez em quando, por curiosidade, perguntávamos como se diziam algumas palavras portuguesas em ucraniano e confesso que eram diferentes das nossas e difíceis de dizer.
Neste momento, considero que ele, com a nossa ajuda, se adaptou à nossa cultura. Sinto orgulho por ter contribuído para o seu bem estar no nosso país."
João Gonçalves
...............................................
Querida amiga Almanor,
[...]
Com esta visita à Turquia verifiquei que tinha uma ideia totalmente errada sobre este país e sobre os seus habitantes.
Talvez, porque estive a estudar os Mulçumanos na disciplina de História e Geografia de Portugal e como tudo aquilo se passou há vários séculos, sempre pensei que não tivesse evoluído significativamente, mas equivoquei-me, vestem-se normalmente, ou seja, como nós, continuam a comercializar ouro e tapetes, certo?[...]
Até breve
Filipa
...................................
Olá amiga Li,
[...]
Como é que conseguem fazer essas letras tão elaboradas? Eu gostava de aprender o chinês, parece interessante e as letras são tão bonitas!
Acho que a língua chinesa é extraordinária. Ouve-se falar muito da tua comida, como é que consegues comer com aqueles pauzinhos?Eu naõ consigo, é muito difícil, em Portugal comemos de faca e garfo. [...]
Muitos beijinhos
Gabriela

quarta-feira, 11 de junho de 2008

Peddy-paper


No âmbito do Plano Naconal de Leitura, os alunos do 6º ano leram e exploraram, na área de oferta local, Oficina de Letras, a obra "O Planeta Branco", de Miguel Sousa Tavares. Encerraram estas actividades com a realização de um peddy-paper interdisciplinar que decorreu no dia 6 de junho.
Todas as turmas participaram com entusiasmo, revelando conhecimentos sobra a obra, sobre a preservação do ambiente, sobre a biblioteca da escola e destrezas físicas.
Saiu vencedora a equipa representativa do 6º D. No final foram distribuídos prémios aos vencedores e um diploma a todos os participantes.
A organização da actividade esteve a cargo das professoras Madalena Araújo, Carla Amorim e Sandra Queirós.
Parabéns!
Ser jovem

É tudo tão belo. tão sentimental
Apetece ler o jornal, ir ao musical
Ser jovem é ser…
Não sei bem.
Pois nos livros que estudei
Nada encontrei.

Ser jovem é tentar ser o melhor
É perder o controlo
É passear, correr, saltar
Por caminhos infinitos
Em chãos coloridos, de granito.

Ser jovem é aprender o amor
Essa coisa tão estranha
Que toda a gente sente
Mas não sabe o que é
Temos vontade de amar e ser amado
Ser jovem é sentir o coração.

Ser jovem não é só vida airada
É sim vida descontrolada
Altos e baixos
Vida soluçante
Ser jovem é ser caminhante
De indecisões, preocupações, razões.

Ser jovem é ter espírito aventureiro
Atitude e comportamento matreiro.
Ser jovem é sermos nós mesmos.

Rogério, 2008

terça-feira, 10 de junho de 2008

Concurso imagem BES


LER+ BES

Trabalhos concorrentes ao Concurso de Imagem, uma iniciativa conjunta do Plano Nacional de Leitura
e do Banco Espírito Santo destinada a premiar trabalhos concebidos e elaborados por alunos dos vários
graus de ensino sobre a Semana da Leitura. Os trabalhos dos nossos alunos do 5ºG e do 3º ano de da Eb.1 de Panóias.

quinta-feira, 5 de junho de 2008

Dia Mundial do Ambiente


"O tema seleccionado para a celebração do Dia Mundial do Ambiente em 2008 foi o das alterações climáticas - suas causas e efeitos, e as respostas que as sociedades podem adoptar para ajudar a inverter o processo.
Reconhecendo que as alterações climáticas constituem actualmente uma das grandes preocupações ambientais, o Programa das Nações Unidas para o Ambiente (PNUA) insta os países, empresas e comunidades a reduzirem a emissão dos gases com efeito de estufa, sublinhando que todos nós podemos optar por fazer parte da solução, consumindo menos energia e fazendo opções mais ecológicas no nosso quotidiano.
O Dia Mundial do Ambiente foi estabelecido em 1972, pela Assembleia Geral das Nações Unidas, para assinalar a abertura da Conferência de Estocolmo sobre Ambiente Humano.
Comemorado anualmente no dia 5 de Junho, o Dia Mundial do Ambiente constitui um dos principais veículos, utilizados pelas Nações Unidas, para suscitar uma maior consciência ambiental e para promover a definição de políticas adequadas, uma vez que a celebração deste dia ajuda a chamar a atenção para as acções humanas que estão a ameaçar o planeta, e sublinha a necessidade urgente de alterar atitudes e comportamentos, contribuindo ainda para inspirar acções políticas e da comunidade."


Fonte: GRI Gabinete de Relações Internacionais

Imagem de Tommy Thomdean in " Os Autores World Press Cartoon", Expresso

Mais informações: http://www.unep.org/wed/2008/english/


Deixamos dois vídeos, um sobre a poluição e suas consequêncais e outro sobre o ciclo da água, um bem a preservar.

Ligar o som







terça-feira, 3 de junho de 2008

Top leitores


Janeiro
Bruna Filipa da Costa Carvalho
Vanessa Catarina Rodrigues Lopes

Fevereiro
Márcia Daniela Oliveira Sousa
Ana Filipa Cunha de Sousa
Andreia Filipa Gomes Oliveira
Andreia Marina Oliveira da Luz

Março
Márcia Daniela Oliveira Sousa
Beatriz Campos Gomes

Abril
Márcia Daniela Oliveira Sousa

Maio
Márcia Daniela Oliveira Sousa
Marina Alice Peixoto Gomes

TOP TEN anual de empréstimos

O Meu Pé de Laranja Lima

A Lua de Joana

O Primeiro Livro de Poesia

Uma aventura na Serra da Estrela

Uma aventura na noite das bruxas

O Principezinho

O segredo do rio

Ulisses

Uma aventura na praia

Roma


Requisições domiciliárias

Janeiro 319 ;Fevereiro 236: Março 70 ;Abril 123; Maio 110

segunda-feira, 2 de junho de 2008

A Magia do Sonho

A escritora Maria do Céu Nogueira, que recentemente se encontrou com os nossos alunos do 6º ano, convida a comunidade educativa para a apresentação da sua mais recente obra " A Magia do Sonho" que se realizará na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, no dia 6 de Junho, pelas 21.30h.
A apresentação do livro estará a cargo do dr. Eduardo Jorge Madureira.

domingo, 1 de junho de 2008


Pois eu gosto de crianças!

Já fui criança também...

Não me lembro de o ter sido;

Mas só ver reproduzido

O que fui, sabe-me bem.



É como se de repente,

A minha imagem mudasse

No cristal de uma nascente.

E tudo o que sou voltasse

À pureza da semente.


Miguel Torga, Brincar também é poesia